Eleições 2012

Caciques usam prestígio para alavancar candidaturas dos apadrinhados

Juliana Braga
postado em 07/10/2012 07:16
Em São Luís, candidato de Sarney está ameaçado

O resultado das urnas deve surpreender caciques políticos em seus redutos eleitorais. Figuras como José Sarney (PMDB-AP) e Fernando Collor (PTB-AL) têm dificuldades em emplacar as candidaturas de seus interesses e, em alguns casos, os apadrinhados não chegarão nem ao segundo turno. Especialistas avaliam que os eleitores estão mais preocupados com os problemas das cidades do que com a influência de políticos de prestígio nacional, embora não acreditem no fim do caciquismo.

Em Maceió, aliado de Collor e de Renan desistiu

Em São Luís, tradicional reduto da família Sarney, a campanha dos adversários de Washington de Oliveira (PT), apoiado pelos Sarneys, gira em torno do fim da influência do atual presidente do Senado na região. Para o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), que apoia Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e tem a pretensão de se lançar ao governo do estado em 2014, os maranhenses apresentam sinais de cansaço com as tradicionais forças políticas. Washington Oliveira não deve chegar ao segundo turno.



Na capital alagoana, a situação é ainda mais grave. Apoiado por Renan Calheiros (PMDB) e Fernando Collor (PTB), o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) teve a impugnação da candidatura confirmada pelo TSE por não ter quitado dívidas eleitorais e ontem abandonou a disputa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação