Eleições 2012

Arthur Virgílio vence disputa em Manaus

postado em 28/10/2012 19:51
Brasília - Com 90% das urnas apuradas, Arthur Virgílio (PSDB) foi eleito prefeito de Manaus, capital do Amazonas com 66,36% dos votos válidos. Ele venceu a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) que tem, até o momento, 33,64% dos votos. Com duas horas de diferença em relação a Brasília, a disputa na capital amazonense tem até o momento 17,97% abstenções, 2,85% de votos brancos e 2,32% nulos.

Diplomata, Virgílio já foi prefeito de Manaus, deputado federal por três mandatos e senador. Foi líder do governo na Câmara durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e líder do PSDB e da oposição no Senado durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O tucano vai governar o município mais rico da Região Norte e sexta maior economia do país, com Produto Interno Bruto (PIB) estimado pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em R$ 40,4 bilhões. Maior colégio eleitoral do estado e único município amazonense com possibilidade de segundo turno, por ter mais de 200 mil eleitores, Manaus tem eleitorado de 1,2 milhão de aptos a votar, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação