Eleições 2014

Marina defende o fim para reeleição para acabar com "vantagens indevidas"

A candidata anunciou que vai propor um projeto aumentando o mandato de cargos letivos do Executivo panos para cinco anos

Naira Trindade
postado em 22/09/2014 13:09

A candidata anunciou que vai propor um projeto aumentando o mandato de cargos letivos do Executivo panos para cinco anos

Candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, voltou a defender o fim da reeleição ao comentar o posicionamento do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Dias Toffoli, de considerar ;vantagem inadequada; da presidente Dilma Rousseff ao dar entrevistas no Palácio da Alvorada.

;O problema da reeleição é exatamente esse de criar uma confusão entre o uso institucional para o exercício da função e o uso dos meios e equipamentos que são do estado para campanha. Essa é uma ambiguidade que será resolvida com o fim da reeleição, que defendo desde 2010;, disse a candidata.

A ex-senadora anunciou que vai propor um projeto aumentando o mandato de cargos letivos do Executivo (presidente, governadores e prefeitos) panos para cinco e acabando com a reeleição. ;Não queremos fazer qualquer forma de instrumentalização dos espaços públicos para as campanhas. Há uma linha tênue entre a atribuição do governante e aquilo que são as suas articulações políticas e o uso das estruturas públicas;, complementou.

IBGE
Marina Silva lamentou o erro dos números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). ;Só lamento que a má gestão esteja prejudicando instituições que são tão respeitadas pela sociedade, como é o caso do IBGE, que eu sei que tem técnicos competentes, comprometidos. E que agora se vêem diante de situações que prejudicam a credibilidade dessa instituição tão importante para o planejamento e que servem de base para resolver os graves problemas do estado;, frisou.

A candidata criticou o aparelhamento político dos órgãos públicos. ;Eu lamento que as indicações políticas que muitas vezes não obedecem critérios técnicos dentro das agências e dentro dos próprio IBGE possam causar esse prejuízo. Não acho que se deva tratar esses problemas todos como se fossem banais. Devem ser tratados com um nível de preocupação como o problema requer e que os cargos sejam preenchidos por técnicos escolhidos pelo comitê de busca;, pontuou.

Mobilidade urbana
Mais cedo, a candidata assinou uma carta de compromisso com a ONG Rodas da Paz de, se eleita, implantar melhorias em políticas de mobilidade urbana. Ao lado dela, estava o candidato o governo pelo PSB ao Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. ;Nosso compromisso com a melhoria do transporte público de qualidade, comprometimento de ter uma malha de mil quilômetros de VLT (veículos leves sobre trilhos), corredores para os ônibus que está dando certo em vários lugares do mundo e pode ser ampliado aqui no Brasil;, afirmou. Marina também prometeu reduzir o imposto sobre as bicicletas com forma de incentivo a política de mobilidade urbana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação