Eleições 2014

Pela internet, Joaquim Barbosa dá conselhos e cobra presidenciáveis

Por meio de uma rede social, na qual postou quatro vezes sobre eleições, ele cobrou redução na tarifa telefônica e investimentos na educação

postado em 24/09/2014 12:22

Por meio de uma rede social, na qual postou quatro vezes sobre eleições, ele cobrou redução na tarifa telefônica e investimentos na educação

A 11 dias do primeiro turno das eleições, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa decidiu usar uma rede social para dar conselhos aos candidatos à Presidência da República. Na manhã desta quarta-feira (24/9), ele postou quatro vezes sobre o tema. Além de pedir tarifas de telefonia mais baratas, ele cobrou investimentos na educação.

"Sugestão concreta aos candidatos à Presidência: prometer aos brasileiros redção drástica das tarifas de telefone, por exemplo", disse Barbosa, acrescentando que, em países como os Estados Unidos e a Argentina e os integrantes da União Europeia, há uma tarifa única para ligações do telefone fixo e de celular. Ele completou que a abertura de mercado acabaria com oligopólios.

[SAIBAMAIS]

Até o fim do prazo para magistrados se filiarem a um partido político para se candidatarem - seis meses antes da eleição -, Barbosa era cotado como um dos candidatos à Presidência este ano. Institutos de pesquisa chegaram a colocar o nome dele em sondagens. Em junho, o Datafolha apontou que o voto dele era o segundo que mais influenciaria o eleitor, atrás apenas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Barbosa, porém, nunca confirmou a possibilidade de se candidatar. Ele não declarou preferência por qualquer candidatos nestas eleições. Ainda na rede social, pediu atenção à educação. "Meu sonho: termos dirigentes que saibam o efeito profundo que a educação disseminada e de qualidade tem sobre o desenvolvimento do país."

Joaquim Barbosa abriu a conta na rede social depois de anunciar sua aposentadoria, em junho deste ano. Ele tem usado poucas vezes o instrumento para se comunicar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação