Eleições 2014

Conheça Luiz Gonzaga, o primeiro eleitor do DF, com título de 1960

Fã de Juscelino Kubitschek, o aposentado recorda ter dado seu primeiro voto para o candidato à presidência Henrique Teixeira Lott

Flávia Maia
postado em 01/10/2014 06:00
Luiz Gonzaga exibe o título de eleitor, que ganhou nova numeração no recadastramento feito pelo TRE do DF em 1986
Eram 9 horas da manhã de 20 de junho de 1960 quando Luiz Gonzaga de Oliveira, na época com 22 anos, chegou à 707 Sul. No dia anterior, ele tinha ido à Administração de Brasília, localizada na Candangolândia, para conseguir a documentação necessária à posse como funcionário do Palácio do Planalto. No entanto, o servidor foi informado de que ali não se tirava o Título de Eleitor, um dos itens da lista de contratação. Era preciso ir até a Asa Sul. E assim o fez. Sem saber, o cidadão encaminhava-se para se tornar parte da história da nova capital.

Quando Luiz Gonzaga chegou ao endereço indicado, um único funcionário estava sentado à mesa. Não havia fila nem confusão. O cartório eleitoral tinha sido inaugurado naquela manhã. Tratava-se do dia inaugural de funcionamento do primeiro cartório eleitoral de Brasília. Luiz veio a ser a primeira pessoa atendida e, ao sair de lá, levou no bolso o primeiro Título de Eleitor do Distrito Federal. ;Vi o número 0001, mas não me toquei na época da importância histórica disso;.

Luiz Gonzaga morava em um hotel chamado Dó-Ré-Mi, na Vila Planalto. No local, se hospedavam os funcionários responsáveis pela construção e manutenção do Palácio do Planalto. O eleitor n; 0001 trabalhava como apontador ; cargo responsável por checar se os operários haviam ido trabalhar no dia. Como não tinha um endereço formal, o atendente do cartório colocou no registro que Luiz morava na Praça dos Três Poderes.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação