Eleições 2014

Principais presidenciáveis centralizam as ações em São Paulo, Minas e Rio

Marina e Aécio montaram o comitê central na capital paulista. Dilma, em Brasília

Daniela Garcia, Naira Trindade, Paulo de Tarso Lyra
postado em 01/10/2014 07:17
Marina e Aécio montaram o comitê central na capital paulista. Dilma, em Brasília
A dois dias do término oficial da campanha no primeiro turno, os três principais candidatos ao Palácio do Planalto ; Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) ; concentraram todas as ações no Sudeste, que reúne 43% dos eleitores brasileiros, o que significa, na prática, mais de 62 milhões de votos a serem disputados no próximo domingo ; em todo o país, são 142 milhões de eleitores. Os três maiores colégios eleitorais do país (São Paulo em 1;; Minas Gerais, 2;; e Rio de Janeiro, 3;) estão na região.

Aécio Neves cumpriu agenda no Rio de Janeiro. Dilma Rousseff (PT) esteve pela manhã em Santos e, à tarde, viajou para o Rio de Janeiro. E a candidata socialista Marina Silva voou de Pernambuco diretamente para São Paulo para cumprir duas agendas no maior colégio eleitoral do país.

A preocupação com o Sudeste não aconteceu apenas na reta final da campanha. Aécio e Marina montaram os comitês centrais das respectivas campanhas em São Paulo. Por razões óbvias, o QG dilmista é em Brasília, já que a petista divide as agendas entre a campanha e a Presidência da República.

Levantamento feito pelo Correio com base nas viagens dos três presidenciáveis desde o início oficial da campanha ; o que inclui o ex-governador de Pernambuco, morto em 13 de agosto após um acidente aéreo em Santos (SP) ; mostra que Aécio viajou ou cumpriu agendas 46 vezes para estados da região (foi levada em conta apenas encontros políticos em dias distintos, mesmo que no mesmo estado), quase o dobro que Dilma Rousseff (27) e Marina Silva (24). Apenas em São Paulo, Aécio esteve 22 vezes, contra 15 de Dilma e 11 de Marina.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação