Eleições 2014

Dilma defende creches como fator de redução da desigualdade

Presidente lembrou que a União está investindo na criação de creches e pré-escolas, contrariando uma tradição de que este papel seria somente das prefeituras

postado em 01/10/2014 20:10
A candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, destacou nesta quarta-feira (1;/10) as ações de seu governo para oferecer mais vagas em creches em todo o país.

Sem apresentar proposta específica para um segundo mandato, Dilma apresentou dados sobre o que está em construção e o que já foi entregue, dizendo que a inclusão escolar de crianças de baixa renda é importante para a redução da desigualdade social.

[SAIBAMAIS]A candidata, que não participou hoje de eventos de campanha, deu uma entrevista de apenas 18 minutos no Palácio da Alvorada. Com a voz rouca, Dilma pediu para responder apenas uma pergunta. ;Nós iniciamos talvez uma grande revolução nessa área;, disse a presidenta aos jornalistas, antes de informar que foram contratadas 6.452 creches em seu governo, que se somaram às 1.938 do governo anterior. Segundo ela, 2.052 já foram entregues e estão funcionando, 4.055 estão sendo construídas e 2.283 estão em estágio inicial.



Dilma lembrou que a União está investindo na criação de creches e pré-escolas, contrariando uma tradição de que este papel seria somente das prefeituras. Segundo a candidata, foi criado um padrão de creches, com os critérios que elas deveriam ter. Ela destacou que o governo federal passou a assumir o custeio das creches até que as prefeituras passem a receber recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Afirmando serem importantes os estímulos cognitivos e os não cognitivos para crianças com até 3 anos, Dilma ressaltou que a criança terá melhores condições de absorver o aprendizado quando for alfabetizada. ;Por isso, uma creche feita com padrões de alta categoria atua de maneira fortíssima na raiz da desigualdade. Não é só renda, é a decorrência do que a renda priva das pessoas;, disse ela, após informar que o governo federal paga mais 50% de custeio quando a escola recebe criança do Bolsa Família.

;Chegamos a um determinado patamar em que, ou a gente revoluciona a educação num determinado sentido de incluir milhões de brasileiros desde a creche e a pré-escola, ou não incluiremos no futuro. Essa geração é a primeira que não passou fome e teve acesso à educação;, afirmou a candidata.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação