Eleições 2014

Presidente do TSE defende ampliação da biometria e criação de registro civil nacional único

Segundo Dias Toffoli, o cadastro do TSE tem hoje mais dados que o da Receita Federal, e poderia ser útil a outros órgãos públicos

Eduardo Militão
postado em 05/10/2014 22:22
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro José Dias Toffoli, voltou a defender neste domingo (5/10) a ampliação do sistema de biometria usado nas eleições, para que seja criado um sistema único de informações em todo o país. "Já levamos o projeto piloto para o Poder Executivo", ressaltou o minsitro durante a colevita de balanço do primeiro turno.

Segundo Toffoli, a ideia é ampliar o cadastro biométrico da Justiça Eleitoral e criar o que o ministro chama de "registro civil do cidadão brasileiro". O banco de dados seria centralizado pela Justiça Eleitoral, mas poderia ser útil, por exemplo, para a área de segurança pública.

[SAIBAMAIS]Previsto em lei desde 1997, o "RG Nacional" não sai do papel há mais de 17 anos. O documento teria um número único de identidade para todos os brasileiros. Hoje, é possível ter identidades diferentes nos 26 estados e no Distrito Federal, um caminho aberto para crimes e fraudes. Ainda de acordo com Toffoli, o cadastro do TSE tem hoje mais dados que o da Receita Federal, e poderia ser útil a outros órgãos públicos.

Defensor da biometria, Toffoli minimizou os problemas relatados nos estados que adotaram a identificação biométrica, como o Distrito Federal. "Se houve atraso, está mais do que provado que pelo horário (da apuração) é um caso isolado. A biometria foi um sucesso", comemorou. O ministro lembrou prognósticos pessimistas para o DF, que calculavam votações até as 21h, devido aos problemas na identificação biométrica. O ministro ressaltou que antes das 18h uma boa parte dos votos do Distrito Federal já estavam inclusive apurados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação