Eleições 2014

Diretor do Ipea se afasta após ter trabalho sobre miséria barrado

Especialista põe o cargo à disposição por discordar do instituto, que proibiu a divulgação de estudo sobre a miséria no país antes do segundo turno

postado em 18/10/2014 06:04
Herton Ellery Araújo era o responsável pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea

O diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Herton Ellery Araújo, colocou o cargo à disposição por não concordar com a proibição, no período eleitoral, de divulgação de um levantamento inédito sobre o número de miseráveis na gestão da presidente Dilma Rousseff (PT). O material, que não chegou a ser divulgado, revelaria se a quantidade de pobres e miseráveis aumentou ou caiu no ano passado. Uma das principais bandeiras do atual governo federal é a erradicação da miséria. Diante do impasse, o diretor entregou o cargo na última terça-feira.

Durante reunião de Diretoria Colegiada do Ipea, órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, realizada há uma semana, Herton Araújo tentou convencer os demais membros do grupo a rever a medida proibitiva, no entanto, os argumentos dele foram vencidos. Na tarde de ontem, o Correio tentou entrar em contato com o ex-diretor, no entanto, não conseguiu localizá-lo para que ele comentasse o episódio.

Em nota oficial, a assessoria de comunicação do Ipea declarou que a divulgação do estudo em questão feria a Lei das Eleições (n; 9.504/1997). O mesmo comunicado informa que a diretoria colegiada deliberou, no início de agosto, sobre todos os procedimentos referentes a publicações de levantamentos durante o período eleitoral.

;O instituto vem mantendo normalmente a publicação de periódicos e obras enviadas para editoração até 5 de julho ; data em que passaram a valer restrições estabelecidas a agentes públicos na Lei das Eleições ;, mas suspendeu, até 26 de outubro, a divulgação de estudos não periódicos produzidos neste ínterim;, explica a nota.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação