Eleições 2014

Rollemberg modera tom em debate em rádio; Frejat insiste no ataque

Os dois candidatos se enfrentaram novamente em debate nesta segunda-feira (20/10)

Jacqueline Saraiva
postado em 20/10/2014 11:51
Um dia depois do debate em rede de televisão, os candidatos ao governo do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB) e Jofran Frejat (PR) se enfrentaram novamente. Em quase uma hora, os dois defenderam propostas em dez blocos de perguntas. Enquanto Rollemberg usou o tempo para expor o plano de governo, Frejat insistiu em uma postura mais agressiva. O encontro desta vez foi promovido pela rádio CBN, na manhã desta segunda-feira (20/10), a menos de uma semana do segundo turno das eleições. No domingo (26/10), 1,8 milhão de eleitores devem ir às urnas para escolher o novo chefe do Executivo local.

[SAIBAMAIS]Jofran abriu o primeiro bloco com uma pergunta sobre transporte público. Lembrou que implementará a tarifa de R$ 1 em janeiro de 2015, e afirmou que Rodrigo Rollemberg nunca precisou andar de ônibus e, por isso, é contra a proposta. Ele definiu como ;terror; o posicionamento do socialista, ao dizer que a proposta para o setor é ;demagógica e eleitoreira;. O pessebista afirmou que o partido chegou a apresentar uma proposta de introduzir o transporte como direito constitucional. ;Devemos caminhar para, no futuro, termos uma tarifa zero. Mas a sua proposta, tirada da cartola, mostra um desespero seu por causa dos resultados nas urnas;, afirmou.



Os dois concordaram sobre a importância de desburocratizar a máquina pública. Ao alfinetar Rollemberg e tentar associá-lo a Agnelo, Frejat afirmou que o atual governo está sem recursos para pagar os salários até dezembro. Ressaltou que o orçamento do DF é alto, mas que pouco do montante total é destinado a investimentos. ;Temos um orçamento de R$ 33 bilhões, mas só 1% é aplicado em investimentos. A máquina está inchada;, criticou. Rollemberg afirmou que a principal proposta é simplificar procedimentos. ;Além da redução de cargos comissionados, reduzir o número de secretarias;, explicou o candidato, que quer também, caso seja eleito, radicalizar na transparência, com a criação de um conselho com o contas abertas para fiscalizar as contas do governo. ;Queremos a população do nosso lado fiscalizando os gastos;.

Jofran Frejat fez, mais uma vez, duras críticas ao senador por ele ter escolhido Hélio da Silva Lima para ser seu suplente. Sindicalista, ex-dirigente do PT e hoje filiado ao PSD, o político foi acusado em 2010, pelo próprio Rollemberg, de abusar sexualmente de uma sobrinha. ;Você o acusou de abuso sexual, mas ele vai assumir o seu lugar no Senado se você for eleito, para sentar ao lado de Reguffe e Cristovam Buarque;, criticou Frejat. Rollemberg pediu o direito de resposta, concedido pela rádio CBN. Assim como no debate televisivo, promovido ontem pela Rede Record, Rollemberg afirmou que Frejat estava sendo ;leviano e que estaria sendo inclusive processado por Hélio da Silva pela acusação feita em rede nacional;.

Em pergunta de tema livre, Frejat falou sobre a comunidade de Santa Luzia, na Estrutural. Perguntou a Rodrigo Rollemberg o que faria pelos moradores do local. ;Em 1; de fevereiro de 2002, o candidato era contra a Estrutural, conforme publicado em matéria do Correio Braziliense. Hoje Santa Luzia está ocupada. O que pretende fazer com esse local?. Mudou de ideia?;. Rollemberg reconheceu ter errado, mas que lutaria para cuidar ;com carinho e atenção; tanto desta quanto de outras regiões do DF. ;Votei contra a efetivação da Estrutural porque achava que estava fazendo um bem à população. Depois disso eu apoiei diversas cooperativas e pude conhecer melhor a Estrutural e percebo que a Estrutural teria que ser efetivada;, admitiu. Frejat alfinetou: ;Você muda de ideia como quem muda de camisa, mas ainda bem que você mudou de ideia;.

Sobre a educação na capital do país, Frejat falou sobre a importância de criar a Universidade do DF e definiu com quatro pilares do plano de governo, caso eleito. ;Vamos implantar de fato a escola integral, a bolsa universitária, o estudo técnico de qualidade e a universidade do DF;, afirmou. O candidato falou ainda sobre a intenção de regularizar todos os condomínios do DF e sobre não permitir mais nenhuma invasão que prejudique o meio ambiente. "Brasília precisa deixar de ser uma cidade ilegal". Rollemberg reafirmou a necessidade de ensino em tempo integral, investimento em capacitação de professores e revisão do currículo das escolas, ;transformado a escola em um ambiente transformador;, disse. ;Tenho convicção de que isso vai transformar o DF, que será um exemplo de inovação para o Brasil;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação