Eleições 2014

Dilma acusa Veja, e Aécio destaca apoio de celebridades

Último programa eleitoral da hora do almoço é marcado por defesa das acusações de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras e pela participação de Neymar em apoio ao candidato tucano

postado em 24/10/2014 13:50

Os dois candidatos ao Palácio do Planalto começaram a se despedir do horário eleitoral gratuito com apenas uma estratégia em comum: a de unir personalidades públicas para pedir votos. A principal disparidade ficou por conta do programa da presidente e candidata à releeição, Dilma Rousseff (PT). Boa parte da propaganda da petista, no início da tarde desta sexta-feira (24/10), foi dedicada à defesa das denúncias da revista Veja, que está nas bancas. O periódico, que antecipou a circulação da edição, traz reportagem na capa sobre o depoimento do doleiro Alberto Youssef à Polícia Federal. De acordo com a publicação, ele acusou Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de saberem do esquema de corrupção na Petrobras. O último programa eleitoral desta campanha será veiculado hoje, às 20h30.

[SAIBAMAIS] Primeiro a ser exibido na tarde de hoje, o programa de Aécio Neves (PSDB) insistiu na afirmação de que apenas a sua candidatura representa a mudança e trouxe um vídeo em que o jogador Neymar declara apoio ao tucano. O jogador diz que as pessoas não podem ter medo de ter opinião e que os votos brancos e nulos não mudam o país. "Meu candidato é o Aécio. Me identifico muito com as propostas que ele tem para o Brasil", finalizou. Além de Neymar, a propaganda de Aécio teve a participação de Ney Latorraca, Marina Silva, Renata Campos e Romário. Nos seus 10 minutos, o candidato agradeceu à atenção do eleitor, pediu voto, tentou atrelar a sua imagem à do seu avô Tancredo Neves e disse ter absoluta convicção de que o país que os brasileiros querem é o mesmo que ele quer.

A candidata Dilma Rousseff, por outro lado, começou o programa eleitoral dizendo que gostaria terminar o horário eleitoral de maneira diferente, mas argumentou que não podia se calar diante da reportagem da revista Veja, "que envergonha a impressa e agride tradição democrática, sem apresentar denúncias concretas". A presidente acusou a revista de ter passado dos limites e disse que levará o caso à Justiça, que "seguramente vai condená-la por esse crime". "A revista comete essa barbaridade, essa infâmia, sem apresentar a mínima prova. Isso é um absurdo, é um crime, mais que clara a intenção malévola da Veja de interferir de forma desonesta e desleal nos resultados das eleições" disse. "Os brasileiros darão sua resposta à Veja e seus cúmplices nas urnas e eu darei a minha resposta a eles na Justiça", completou.

De acordo com a Veja, Youssef disse à Polícia Federal que Lula e Dilma sabiam do suposto esquema de corrupção na Petrobras. Trecho da reportagem diz que o delegado responsável por colher o depoimento de Youssef o questionou sobre o nível de comprometimento de autoridades no caso e ele respondeu ;o Planalto sabia de tudo;. Ao ser confrontado sobre ;quem no Planalto;, ainda de acordo com a revista, ele disse ;Lula e Dilma;. De acordo com o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, políticos do PT, PMDB e PP recebiam propina de construtoras em contratos superfaturados. A defesa de Youssef, no entanto, diz desconhecer o suposto depoimento.

Após apresentar uma ampla defesa, a propaganda da presidente Dilma seguiu com artistas como Chico César, Fred Zero Quatro, Otto e Chico Buarque ressaltando que querem a presidente novamente. Em outro momento, o ex-presidente Lula diz que a resposta para eles (os adversários) será a vitória de Dilma no dia 26. Dilma finaliza elencando momentos de superação da sua história, como a luta contra a ditadura, a tortura e o câncer. "O que me leva adiante é minha paixão pelo Brasil", emendou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação