Eleições Presidenciais EUA

Entenda como será a jornada eleitoral americana

Agência France-Presse
postado em 05/11/2012 11:38
Washington - Pequeno guia de como acompanhar a jornada eleitoral em que mais de 200 milhões de eleitores americanos escolherão seu novo presidente.

%2b ABERTURA DAS URNAS: a parte continental dos Estados Unidos abrange quatro fusos horários de leste a oeste. Com exceção de Dixville Notch, a aldeia de New Hampshire cujos 12 residentes poderão votar logo depois da meia-noite de terça-feira, os centros de votação que abrem mais cedo começarão a funcionar às 06h00 locais (09h00 de Brasília) na Virgínia e em New Hampshire, entre outros estados do leste. Na Costa Oeste, as urnas da Califórnia abrem às 15h00 GMT (13h00 de Brasília).

%2b FECHAMENTO DAS URNAS: alguns centros de votação no leste fecham às 18h00 locais (21h00 de Brasília), mas os primeiros encerramentos significativos ocorrem uma hora mais tarde no campo de batalha da Virgínia. Todos estarão olhando para os primeiros resultados do estado como um potencial termômetro do resto da noite.

Às 19h30 locais (22h30 de Brasília) as urnas fecham na Carolina do Norte e no importante estado de Ohio. Uma vitória de Romney na Carolina do Norte, um dos estados decisivos mais conservador, iria manter vivas as suas esperanças. Mas nenhum republicano chegou à Casa Branca sem ter Ohio, e uma perda no estado colocaria Romney em uma situação crítica.

Outros vão começar a encerrar a votação após as 20h00 locais (23h00 de Brasília), quando o estado decisivo mais populoso, a Flórida, fechará suas urnas junto com a maioria dos estados do leste. Uma vitória de Obama na Flórida seria monumental para suas esperanças de reeleição, enquanto as pesquisas têm mostrado o "Sunshine State" inclinando-se para Romney nas últimas semanas.

Os estados da Costa Oeste geralmente fecham suas urnas três horas depois.

%2b RESULTADOS: neste ano, as redes de televisão ABC, CBS e NBC, além dos gigantes da TV a cabo CNN e FOX, realizam sondagens com cerca de 25.000 eleitores, principalmente em estados-chave. Esses números, juntamente com pesquisas telefônicas e contagens de votos das zonas eleitorais, serão utilizados para formular as previsões dos estados, que são feitas somente após o fechamento das urnas.

Os resultados parciais serão publicados por alguns estados, e as redes de televisão irão mostrar estes resultados antes de prever o vencedor local.

%2b ESTADOS-CHAVE: um candidato deve conquistar 270 de 538 votos do colégio eleitoral para chegar à Casa Branca. Onze estados, que representam coletivamente 146 delegados, ainda estão em disputa, de acordo com o RealClearPolitics. Como prova da forte disputa na eleição deste ano, Obama ganhou cada um desses estados em 2008. Dos 11, a campanha de Obama afirma que os estados tradicionalmente democratas de Michigan, Pensilvânia e Wisconsin pendem para o seu lado. Mas os republicanos fizeram recentes movimentos de campanha nestes locais.

%2b O CENÁRIO DE OBAMA: baseado em pesquisas recentes, Obama tem a vitória garantida em 18 estados, totalizando 201 votos eleitorais. Ele tem uma liderança notável em Michigan (16 votos eleitorais), Pensilvânia (20) e Wisconsin (10). Se Obama ganhar esses estados, ele precisará apenas de Ohio (18) e Iowa (6) para conquistar a reeleição. Ou apenas da Flórida (29).

Observe a Virgínia (13) e a Carolina do Norte (15) como principais testes iniciais; se Obama ganhar um destes estados, será uma longa noite para Romney.

%2b O CENÁRIO DE ROMNEY: o caminho da vitória para o adversário é mais estreito. Ele garantiu 24 estados, representando 191 votos eleitorais, e precisa de outros 79. Se Obama conquistar Michigan, Pensilvânia e Wisconsin, Romney precisa vencer dois dos três estados mais incertos - Flórida, Ohio e Virgínia - assim como a maioria dos outros campos de batalha.

Observe New Hampshire (4) como um teste-chave inicial, é um estado pequeno, mas potencialmente indicativo sobre como a noite pode se transformar para Romney.

%2b CONGRESSO: todas as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes estão em disputa, assim como 33 assentos no Senado. Acredita-se que os republicanos continuarão liderando na Câmara. A maioria de 53-47 dos democratas no Senado é mais tênue. Uma disputa que vale a pena assistir é a batalha entre o republicano Scott Brown e Elizabeth Warren. Outras votações importantes no Senado ocorrem em Indiana, Missouri e Virgínia.

%2b VOTO ANTECIPADO: mais de 30% dos americanos devem votar antes de terça-feira - ausentes ou em pessoa.

%2b APURAÇÃO: cada estado tem suas próprias regras de recontagem. Na eleição de 2000 entre George W. Bush e Al Gore, alguns condados da Flórida realizaram recontagens, enquanto outros não o fizeram. Com a perspectiva de resultados muito apertados em alguns estados, os advogados de cada lado já estão preparados para tomar medidas legais, aumentando o potencial de atrasos na divulgação do resultado final.

%2b A QUESTÃO DE OHIO: um cenário de pesadelo pode estar se formando no estado crucial de Ohio, onde as autoridades enviaram cédulas de votação à distância para cada eleitor. As pessoas que se inscreveram para tais votações, mas depois decidiram votar em pessoa precisarão votar com cédulas provisórias que ficarão seladas até que seja provado que ainda não votaram.

Cerca de 200.000 cédulas provisórias podem ser depositadas nas urnas, e a lei estadual não permite que elas sejam abertas até o dia 17 de novembro.

Para complicar a contagem existe o voto pelo correio, que pode chegar até o dia 16 de novembro, desde que tenham como data máxima de envio o dia 5 de novembro.

E se os resultados tiverem uma diferença de 0,5%, uma recontagem automática de todos os votos é acionada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação