Eleicoes2010

Setor de telecomunicação quer que próximo presidente resolva terceirização

postado em 20/08/2010 10:10
São Paulo - A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) lançou uma carta com propostas para os candidatos à Presidência da República e governos estaduais. O documento é resultado do 54; Painel Telebrasil ; O Brasil que Queremos 2011 - 2014, que reuniu nesta quinta-feira (19/8) representantes do setor, especialistas e políticos para discutir o futuro das telecomunicações.

Segundo o presidente da Telebrasil, Antonio Carlos Valente, as empresas desejam, dos próximos governantes, garantias de que os avanços alcançados até o momento não sofram retrocessos. ;O que a gente deseja é que fique bastante claro é que existe um conjunto de conquistas que precisam ser mantidas.;

Uma das preocupações das companhias, de acordo com Valente, está relacionada ao alto grau de terceirização dos serviços no ramo. Ele ressaltou que a Justiça do Trabalho ainda não tem um entendimento definido sobre o assunto, por isso, as empresas desejam uma regulamentação sobre o tema.

Além da questão trabalhista, a carta propõe reformas estruturais na área política, previdenciária e tributária.

Os representantes do setor também apontaram como fundamental a atuação de ;ministérios bem equipados e agências reguladoras fortes e independentes;, de modo a garantir a formulação de políticas públicas.

A necessidade da adoção de metas de crescimento ;agressivas; foi outro ponto destacado pelas empresas. ;O setor desde já se compromete a contribuir para sua formulação e, mais importante, a alcançá-las;, informa o texto.

O coordenador do Programa de Inclusão Digital da Presidência da República, Cezar Santos Alvarez, havia cobrado a adoção de metas por parte das operadoras de telefonia durante sua exposição no evento. Segundo ele, o governo federal tem concedido desonerações ao setor que não tem se refletido em ampliação da oferta de banda larga a baixo custo.

Antonio Carlos Valente disse que a Telebrasil pretende contratar uma empresa para fazer um plano de estudo e estabelecer um conjunto de metas ;com números racionais;, possíveis de serem atingidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação