Eleicoes2010

Serra propõe multiplicar centros culturais

postado em 23/08/2010 09:01
Com o mote das campanhas voltado para a segurança pública, o candidato do PSDB, José Serra, propôs a expansão da rede de centros culturais do país como opção para afastar jovens carentes das ruas e do crime. ;Os centros culturais tiram o jovem das ruas e permitem a ele aprender arte e ter cultura e lazer. Com isso ele se sente mais seguro de si mesmo, melhorando a autoestima e a socialização;, afirmou.

Segundo ele, esses institutos têm custo baixo de implementação e lembrou que ao apostar nos jovens descobrem-se talentos que poderiam ser desperdiçados se caíssem no mundo do crime. ;É algo que não custa muito. O custo maior desse centro é a dedicação e o amor à juventude`, afirmou o candidato tucano. José Serra visitou o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, na Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte de São Paulo e assistiu a um grupo de dança de rua. ;É impressionante o número de jovens talentosos que se descobre;, disse.

A ordem na campanha tucana é manter o empenho e o otimismo apesar do crescimento da candidata adversária Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas de intenção de votos. Em levamento feito pelo Datafolha, a petista atinge 47% e o tucano 30%. ;Seguiremos nosso trabalho com muita seriedade, muito empenho, otimismo e propostas para mostrar à população. Vamos chegar lá;, afirmou descartando mudanças na estratégia de campanha. Serra visitou o centro cultural ao lado dos candidatos do PSDB a governador, Geraldo Alckmin, e ao Senado, Aloysio Nunes Ferreira.

Justiça
Com os dois principais contendores ao Palácio do Planalto focados em propostas para a segurança pública, a guerra na Justiça Eleitoral continua. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, anunciou que opartido vai recorrer da decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves sobre uso da imagem de Lula na campanha de Serra. E o partido entrou ontem com outra representação pedindo que a Justiça tire 10 minutos do programa de Serra por ter tratado Dilma em suas inserções de rádio de forma a ridicularizá-la, segundo os petistas.

Henrique Neves considerou que somente Lula pode solicitar a retirada de sua imagem do programa. O ministro do TSE atesta em seu despacho que a proibição só poderia ser efetivada caso as inserções de Serra atingissem ;a honra, a boa fama ou a respeitabilidade do presidente da República;.

;Assim, ainda que a utilização da imagem dos homens públicos seja tema que, geralmente, envolve uma necessária ponderação de valores constitucionais, a Coligação (de Dilma) não possui legitimidade para requerer a proibição do uso da imagem;, consta do texto de Neves.

O presidente do PT considera não ser o caso de Lula acionar a Justiça contra Serra.

A campanha de Dilma pediu a desvinculação por entender que ele praticou propaganda enganosa ao tentar fazer a associação das imagens. A candidata voltou a afirmar que o adversário tem uma visão elitista do eleitorado. ;É estranho. É supor uma ingenuidade do povo que é absurda;, afirmou a ex-ministra. ;Ele mostra que tem uma visão elitista do povo;, emendou, lembrando que Serra disputou a eleição contra Lula em 2002 e fez oposição ao governo. Para ela, o eleitorado não será influenciado pela tentativa de José Serra.

O número
17%
Diferença a favor da candidata do PT sobre Serra, segundo a última pesquisa de intenção de voto do Datafolha


3 de outubro
Dia do primeiro turno da eleição deste ano

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação