Eleicoes2010

Para poupar postulantes ao Buriti, outros candidatos partem para o ataque

Candidatos a cargos majoritários e proporcionais partem para o ataque aos adversários na tentativa de poupar os cabeças de chapa das coligações. O clima esquentou no último fim de semana

Juliana Boechat
postado em 31/08/2010 07:00
Se a troca de acusações entre os candidatos ao Buriti começou a esquentar no último fim de semana, com provocações e respostas entre os principais postulantes ao governo ; Joaquim Roriz (PSC) e Agnelo Queiroz (PT) ; , a prática já é comum entre aliados. Vices, concorrentes ao Senado Federal e à Câmara Legislativa aproveitam momentos de corpo a corpo para trocar provocações diretas, as quais os cabeças das chapas ainda preferem evitar. Do lado petista, foi o candidato a distrital Chico Vigilante (PT) que cumpriu esse papel no último fim de semana. Durante a inauguração de um comitê do partido em Brazlândia, chamou Roriz de ;coisa ruim;, referência direta ao episódio, no início do mês, em que Roriz disse, durante encontro com eleitores no Itapoã, que o vermelho do PT era ;a cor do satanás;.

;O coisa ruim ficou atacando e inventado histórias sobre o Agnelo. Agora o povo deu o troco no coisa ruim;, disse Vigilante, referindo-se às últimas pesquisas eleitorais que mostram empate técnico entre os dois candidatos. Do lado de Agnelo, outro que ataca Joaquim Roriz, vez por outra, é o candidato ao Senado, Cristovam Buarque (PDT). No início da campanha, em uma confusão entre cabos eleitorais na avenida comercial do Riacho Fundo I, Cristovam disse que o adversário político contrata ;milicangas;, uma espécie de militantes e capangas, para fazer campanha nas ruas. ;Não é a população do Riacho Fundo que recusa apertar as nossas mãos. São os milicangas contratados. É lamentável que façam campanha desse tipo. Queremos ganhar no voto, não no ovo;, afirmou o senador.

Agnelo Queiroz e seu vice, Tadeu Filippelli (PMDB), por sua vez, são contidos quando o assunto é criticar diretamente o adversário. Preferem se pronunciar com palavras mais fortes apenas para responderem acusações. Já Roriz, volta e meia, protagoniza trocas de farpas com o principal adversário nas urnas. Na maioria das vezes, no entanto, os ataques, as comparações e as críticas ficam por conta dos aliados azuis. Nessas ocasiões, o candidato ao Palácio do Buriti foca os discursos em promessas de benfeitorias para as comunidades. No último dia 6, dois dias depois de o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) barrar o registro de candidatura de Roriz, o candidato a vice-governador, Jofran Frejat (PR), blindou o parceiro em um evento em Vicente Pires. ;Os adversários tentam derrubar Roriz no tapetão. Essa é a única alternativa deles. Se for no voto, não tem pra ninguém;, disparou. Em seguida, Roriz garantiu a regularização de lotes aos moradores da cidade.

Debate
Um dia após o primeiro debate televisivo entre os quatro principais candidatos ao Governo do Distrito Federal, no último dia 12, foi a filha e candidata a deputada federal, Jaqueline Roriz (PMN), que partiu para o ataque em uma inauguração de comitê político, no Guará II. ;Alguns pontos citados pelo PT ficaram entalados na minha garganta. Disseram que Agnelo viu a fita. Mas se ele viu, por que não levou ao Ministério Público e denunciou meu pai? Ele é corrupto. Agnelo tem que voltar para a saúde(1), de onde nunca deveria ter saído. Jofran vai botar ele para trabalhar;, discursou, referindo-se ao vídeo em que Roriz aparece pagando uma suposta propina a um laranja.

Jaqueline também aproveitou um evento em Brazlândia, no último dia 22, para provocar os adversários. ;Vocês sabem por que o PT não faz comício? Porque eles não dão conta de juntar esse tanto de gente que tem aqui;, disse aos militantes e possíveis eleitores. Em um evento na Igreja Batista do Gama, na última quinta-feira, o presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos, Oséas Rodrigues, saiu em defesa de Roriz. Ele considerou ;uma burrice; optar por Agnelo nas eleições deste ano. ;Todos os funcionários do Hospital do Gama repudiam Agnelo. Se eu falo que não voto nele é justamente porque conheço Agnelo;, discursou para um salão cheio de evangélicos.

1 - Reação
Agnelo Queiroz revidou no último domingo a declaração que Joaquim Roriz fez a eleitores no Condomínio Sol Nascente, no sábado, quando afirmou que colocaria o petista na cadeia e que mostraria o contracheque do adversário na televisão. Agnelo afirmou que Roriz está ;delirando; devido à ascensão do PT nas pesquisas e às ;complicações jurídicas da candidatura, que está impugnada, e da vida dele;. ;Se há alguém que deve temer cadeia no DF é ele, que será derrotado nas urnas;, disse Agnelo.

DOIS DIAS DE TREINAMENTO

; O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) realizou no domingo e ontem o treinamento dos multiplicadores de agentes eleitorais para as eleições do exterior. Foram treinados 16 servidores de embaixadas que serão os responsáveis por repassar as informações a outros funcionários que atuarão como mesários em seções eleitorais nos cinco continentes. Além das aulas presenciais, o TRE-DF, em parceria com Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponibilizou um serviço de ensino a distância, no qual os servidores poderão acessar o conteúdo do treinamento via internet. Este ano, pela primeira vez, a Justiça Eleitoral enviará urnas eletrônicas para todas as 550 seções eleitorais do exterior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação