Eleicoes2010

Roriz participa de missa em homenagem a JK

Juliana Boechat
postado em 13/09/2010 09:13
;Quem me dera se eu fosse pelo menos um pouco do que JK foi;, disse o candidato a governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC), ao fim da missa em homenagem ao ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, na manhã de ontem. Antigo admirador do homem responsável pela construção de Brasília, Roriz costuma exemplificar discursos com histórias de Kubitschek como presidente. Pessoas próximas ao candidato do PSC gostam de dizer que JK começou Brasília e ele continuou o trabalho. Sendo assim, o ex-governador mantém a tradição de participar da missa campal em todo 12 de setembro, data de aniversário de Juscelino Kubitschek.

Roriz e a mulher, Weslian Roriz, chegaram pouco antes das 10h à Praça do Cruzeiro, no Eixo Monumental. Os dois se sentaram na fila de cadeiras próxima ao altar onde o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, rezou a missa. Ao lado deles estavam o atual governador Rogério Rosso, o ex-vice-governador Paulo Octávio e a sua mulher, Anna Christina Kubitschek, neta de JK. ;JK foi um estadista inabalável. Desenvolveu 50 anos de progresso em 5 anos de governo. Transformou o Brasil no país da prosperidade;, defendeu Roriz (leia mais sobre o evento na página 26).

Aproveitando o período de eleição e a presença de políticos na cerimônia, dom João fez um sermão político. ;Eleição é uma grande festa da democracia. Temos que aprender a ouvir os candidatos para discernir o que queremos para Brasília. A cidade não pode se despedaçar para resolver os seus problemas;, disse. Na ocasião, ele leu os versículos de 7 a 11, 13 e 14, do Capítulo 32, do Êxodo, que condena a adoração a deuses por parte dos cristãos, como o Bezerro de Ouro. Coincidências à parte, Roriz renunciou para não ser cassado em 2007 com o episódio conhecido como ;bezerra de ouro;.

Comitê

A inauguração do Comitê Portal de Santa Maria, localizado na entrada da cidade, foi cancelada de última hora pelo candidato. A equipe de Roriz registrou ocorrência na 33; Delegacia de Polícia, em Santa Maria, contra militantes petistas. Eles acusam os vermelhos de terem destruído a fachada do comitê que seria inaugurado ontem. Segundo um dos coordenadores de campanha da Coligação Esperança Renovada, Vatanábio Brandão Souza, os adversários usaram mastros de bandeiras para rasgar a faixa com a foto de Roriz e dos candidatos majoritários. A ação teria ocorrido por volta de 12h.

Esta semana pode ser decisiva para Roriz. Os advogados esperam que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, envie ainda hoje o Recurso Extraordinário para o Supremo Tribunal Federal. ;O recurso foi protocolado dia 1; e os prazos para as partes se pronunciarem já foi cumprido. O processo está atrasado mesmo, mas entendemos estes percalços;, explicou um dos advogados de Roriz, Eládio Carneiro. Esta semana ainda é possível que o plenário do STF se pronuncie sobre a reclamação que questiona a constitucionalidade da Ficha Limpa. O presidente da Corte, Cezar Peluso, acredita que o julgamento aconteça antes do pleito de 3 de outubro.

Resposta a ataques

MARIANA SACRAMENTO

O candidato Agnelo Queiroz (PT) rebateu ontem os ataques do ex-governador Joaquim Roriz (PSC). Para o petista, as críticas vindas do seu principal adversário na corrida ao Palácio do Buriti não passam de descontrole do candidato que está em segundo lugar nas pesquisas. ;É um desesperado. Nossa campanha é alegre, positiva, com as pessoas interagindo, manifestando apoio. Nem no nome desse coisa ruim a gente fala;, disse ao Correio, após participar de uma carreata com 300 carros entre as cidades de Samambaia e Recanto das Emas. No último sábado, Roriz voltou a chamar os petistas de ;encardidos; e afirmou que, caso eles ganhem as eleições em outubro, tentarão acabar com a democracia para implantar o comunismo na capital do país.

Roriz discursou ainda para uma plateia de evangélicos ;que eles (petistas) vão passar o trator nas igrejas e prender os pastores.; ;Ele nunca resolveu o problemas das igrejas em 14 anos de gestão. No meu governo eu vou regularizar todos os terrenos de igrejas, dando prioridade àquelas que desenvolvam trabalhos sociais, como creches e abrigos de idosos;, retrucou o postulante do PT. ;Toda vez que está derrotado ele usa métodos fascistas e incita o povo para a agressão. Militantes dele quase mataram um companheiro nosso um dia desses. Não passa de um desesperado;, reforçou.

Não foi só Roriz quem disparou contra seu maior oponente político nestas eleições. A filha do ex-governador e candidata a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN) chamou os candidatos ao Senado pela coligação Um Novo Caminho de ;aloprados;. Rodrigo Rollemberg (PSB) e Cristovam Buarque (PDT) não caíram na provocação. Cristovam disse com ironia: ;Eu vou olhar no dicionário para ver o que quer dizer aloprado, depois eu respondo.; ;Eu não acredito que a Jaqueline Roriz tenho dito isso, se falou, foi realmente num momento de muito desespero;, ressaltou Rollemberg.

Otimismo

Os candidatos majoritários pela coligação Um Novo Caminho mais uma vez estiveram juntos em campanha pelas ruas do Distrito Federal. Agnelo Queiroz, o candidato a vice Tadeu Fillippeli (PMDB), Cristovam Buarque e Rollemberg participaram da carreata que percorreu Samambaia e Recanto das Emas. Antes do passeio sob o sol forte de domingo, Agnelo visitou a Feira Permanente de Samambaia, na QR 313, e ouviu comerciantes e consumidores. ;Falei para ele mudar a saúde, porque a saúde de Brasília é uma vergonha;, comentou a feirante Raquel Mesquita, 24 anos.

Às 10h30, a carreata saiu da cidade, criada em 1989 pelo ex-governador Roriz, e terminou às 12h20 no Recanto das Emas, onde Agnelo participou da inauguração de dois comitês. Ao final, o postulante ao Buriti discursou para apoiadores e pediu votos a candidata à presidência da República Dilma Rousseff (PT) . ;Vamos continuar crescendo de forma intensa sem sair das ruas. Vamos ter um governo afinado com o governo federal;, afirmou, confiante na vitória.

Palanque


Votação
Urnas serão lacradas

A partir de hoje, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) iniciará o processo de carregamento e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas nestas eleições. Os trabalhos começam com o transporte das urnas que vão para o exterior e acontecerão em sessão pública, das 8h às 18h. Os cidadãos brasileiros que possuem domicílio eleitoral no exterior devem votar somente para presidente da República.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação