Eleicoes2010

Barco Deus é Amor sai com 23 urnas rumo ao Baixo Madeira, em Rondônia

postado em 30/09/2010 19:16
O barco Deus é Amor saiu nesta quinta(30) da capital rondoniense em direção a oito localidades da região do Baixo Madeira levando 23 urnas eletrônicas que serão usadas na eleição de domingo (3). O chefe da 24; Zona Eleitoral do estado, Edilson da Costa, informou que 13 urnas irão para as sessões eleitorais e dez ficarão como reservas, caso algum equipamento não funcione.

Um juiz eleitoral, dois servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), dez técnicos em informática e 25 policiais militares que farão a segurança nos locais onde não há policiamento acompanham os equipamentos.

Os técnicos de informática darão suporte às urnas e farão a transmissão dos dados via satélite em pontos estratégicos, garantindo a apuração rápida dos votos nas localidades de São Carlos, Terra Caída, Nazaré, Lago Cuniã, Santa Catarina, Papagaios, Calama e Demarcação.

De acordo com o TRE, estão aptos a votar nessa região 4 mil eleitores.

Segundo Edilson Costa, nem todas as localidades são pontos de transmissão: ;O técnico da localidade onde não há transmissão vai até a localidade mais próxima onde transmite os dados, garantindo, assim, que a contagem seja feita o mais rápido possível." Costa disse esperar que, até as 20h (21h de Brasília) todo os votos da região já tenham sido transmitidos.

Francisca Lopes da Silva, auxiliar de cartório do TRE, uma das servidoras destacadas para acompanhar a votação no Baixo Madeira, afirma que o trabalho será grande, mas não reclama: ;Eu gosto muito de contribuir com o exercício da cidadania de brasileiros que moram nas áreas mais distantes do nosso país.;

O barco Deus é Amor percorrerá cerca de 200 quilômetros, percurso que demora em média 12 horas, mas, como vai parando em cada localidade e explicando aos mesários e responsáveis a rotina do dia da eleição, a viagem será de dois dias.
Os mesários são membros da comunidade que se apresentaram voluntariamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação