Eleicoes2010

Último debate de presidenciáveis começa com candidatos no ataque

postado em 30/09/2010 23:16
O último debate entre os presidenciáveis, que reúne Plínio de Arruda Sampaio (PSol), Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) nos estúdios da Rede Globo no Rio de Janeiro, começou com perguntas entre os candidatos com temas sorteados pela produção da televisão. Mesmo com a formalidade, políticos aproveitaram para se alfinetarem.

[SAIBAMAIS]Marina Silva perguntou a Dilma sobre o trabalho, abordando a questão da informalidade. A presidenciável do PT ressaltou os números de geração de vagas de trabalho do governo Lula, mas não detalhou as respostas para a área. Marina ressaltou a importância de se manter direitos, mas de se flexibilizar a forma de contratação.

Mas Dilma se disse contra a possibilidade de se mexer nos direitos trabalhistas. A candidata do PT ainda falou da importância de se manter o crescimento para que sejam criadas o número de vagas adequado ao ingresso dos jovens. Em seguida, Dilma perguntou ao Plínio de Arruda Sampaio sobre o funcionalismo público.

Dilma ressaltou que defende um Estado meritocrático. Incisivo, Plínio se disse contra tudo o que o governo atual tem feito, como tercerização de determinados serviços. O candidato do PSol ainda questionou se a candidata iria reverter o atual quadro, ampliando a presença do estado na economia, inclusive com a reestatização das empresas privatizadas.

Dilma afirmou que o governo Lula reforçou as estatais, e não fez privatização. Deu como exemplo a capitalização da Petrobras. Já Plínio refutou que a empresa estatal seja do governo. O candidato do PSol, depois, perguntou a Serra sobre impostos, pedindo que o tucano assumisse um compromisso de zerar o Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Serra refutou a possibilidade de fazer a concessão de uma forma geral, mas lembrou já tê-lo feito para produtos específicos, geralmente consumidos pelos mais pobres, como macarrão, carne e leite. O tucano, depois de provocado por Plínio, ainda se afirmou contra proposta de se desvincular impostos de aplicação em áreas sociais.

Já José Serra teve de perguntar a Marina Silva sobre o tema previdência. Serra pediu que a ex-ministra do Meio Ambiente detalhasse suas propostas para o setor. Marina falou da importância de se resolver os problemas agora, enquanto o Brasil ainda tem mais jovens que velhos e atacou: nada foi feito nos governos do PSDB e do PT.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação