Eleicoes2010

Justificativa eleitoral é o serviço mais procurado em Florianópolis

postado em 02/10/2010 17:39
O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral e não se cadastrou para o voto em trânsito amanhã (3/10), tem várias opções para justificar a ausência na votação. Quem quiser evitar filas deve levar o formulário já preenchido. Ele pode ser pego nos cartórios eleitorais ou impresso dos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais.

Hoje, os cartórios eleitorais de Florianópolis ficam abertos até as 18h, para tirar dúvidas dos eleitores, fornecer formulário de justificativa e a cola para colocar os números dos candidatos. Os serviços mais procurados são o de localização das seções de votação e o de número do título para a justificativa. A novidade deste ano está no site do Tribunal Superior Eleitoral, onde é possível preencher o formulário de justificativa no computador e imprimir ele pronto para levar a uma secção eleitoral.

Não é possível apresentar a justificativa pela internet e o formulário deve ser assinado na frente do mesário. Também é necessário apresentar um documento com foto. Quem perdeu o título de eleitor pode pegar o número pelo site do TRE em que está inscrito. Em Santa Catarina, o serviço de informação está disponível pelo telefone 0800 64 80148. E um posto de justificativa será montado no Aeroporto Hercílio Luz.

Quem não conseguir justificar a ausência no domingo, tem 60 dias para comparecer a um Cartório Eleitoral para apresentar o documento. Depois desse prazo, há a cobrança de multa, no valor que varia de R$ 3 a R$ 30, de acordo com a condição econômica do eleitor.

O eleitor pode justificar o voto quantas vezes for necessário, sem penalidades. Se não justificar, fica impedido de participar de concurso público ou concorrência pública, tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos e quitação do serviço militar ou imposto de renda. Se passar três turnos seguidos sem votar nem justificar, terá o título cancelado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação