Eleicoes2010

Serra e Dilma se armam para a semana decisiva

Com dois debates e atos de campanha em sete estados, candidatos entram na reta final com estratégias parecidas

postado em 25/10/2010 08:20
Pouco mais de duas horas de propaganda eleitoral gratuita, dois debates televisivos e atos de campanha em sete estados separam os candidatos à Presidência do domingo decisivo para o destino político do país. Os últimos passos previstos para Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) demonstram que Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral, ainda é a noiva mais imprevisível e cobiçada. Os dois presidenciáveis devem escolher as Alterosas para marcar presença entre o eleitorado às vésperas da eleição, mas em cidades diferentes. Dilma é aguardada na capital e Serra no norte do estado.

O Nordeste que acolheu a petista no primeiro turno continua sendo assediado pelo tucano, mas a campanha de Dilma não deixa o adversário voar sozinho na região. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta arrematar o predomínio eleitoral de Dilma no Nordeste, pedindo votos para sua candidata em evento marcado para quinta-feira em Recife (PE). Durante a semana, a petista também se encontrará com aliados em Fortaleza (CE) e Caruaru (PE). Serra deve visitar Pernambuco e Bahia.

Luiz Xavier/Agência Câmara - 16/12/09
Almeida diz que a estratégia é investir em agendas de rua mais intensas
Apesar da importância da campanha nas ruas e do contato direto dos candidatos com os eleitores, são os dois debates da última semana que movem os marqueteiros petistas e tucanos. Aliados dos presidenciáveis são unânimes ao afirmar que não é o momento de lançar mão de nenhuma manobra ousada. As pesquisas internas do PT de Dilma mostraram que a atitude mais ;assertiva; da candidata nos últimos debates foi positiva para a mobilização da militância e bem aceita pelo eleitorado.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirma que apesar de a campanha continuar apostando na fórmula da comparação dos governos Lula e Fernando Henrique Cardoso, a orientação é para que Dilma não se intimide diante das provocações do adversário. ;É a estratégia da comparação dos projetos, das biografias de FHC e Lula. O confronto é para deixar mais claras as posições. Não há como evitar o confronto entre os dois candidatos, o Serra baixou muito o nível da campanha;, critica Vaccarezza. O aliado de Dilma afirma que na reta final da campanha os estados prioritários são os que concentram maior número de eleitores, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Hoje, a candidata lança oficialmente em São Paulo seu programa de governo. A presidenciável escolheu o estado para reforçar seus compromissos registrados no ;Os 13 Compromissos Programáticos de Dilma Rousseff para Debate na Sociedade Brasileira;.

;Coisas novas;
Enquanto o PT tenta se fortalecer no Sudeste, aliados de Serra no Nordeste têm trabalho redobrado para conquistar votos para o tucano na reta final da campanha. O líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida (BA), conta que os correligionários têm investido em ;coisas novas;, para atrair os eleitores por meio de peças publicitárias e ações mais intensas na rua. Amanhã, Serra deve cumprir agenda na Bahia, em companhia do ex-governador e senador eleito Aécio Neves
(PSDB). Segundo Almeida, Dilma evitou participar de debate no SBT Nordeste, para não correr risco de perder votos na região. ;Ela não está querendo enfrentar as discussões sobre o Nordeste, porque essa bondade do Nordeste para ela não se justifica;, ataca.

O líder do PSDB afirma que Serra retomará, no debate de hoje, o episódio da agressão que sofreu em caminhada no Rio de Janeiro, mas deixará de lado temas de inspiração religiosa. O incidente abriu polêmica sobre o objeto que atingiu o presidenciável e até o presidente da República apareceu para botar fogo na discussão, acusando o adversário de Dilma de simular ferimento depois de ser acertado por uma bolinha de papel. ;Não há como não abordar esse tema. A violência e a perda de equilíbrio do PT e do próprio presidente Lula estarão no debate.;


Próximos passos

Dilma Rousseff (PT)
A candidata do PT reforça hoje seus compromissos de campanha. Em São Paulo, antes do debate da Record, a petista lança oficialmente os ;13 Compromissos Programáticos de Dilma Rousseff para Debate na Sociedade Brasileira;. No esforço para consolidar os votos no Nordeste, a presidenciável e os aliados visitarão três importantes redutos eleitorais na ;superterça;. A agenda prevê atos políticos em Fortaleza (CE), Caruaru (PE) e Vitória da Conquista (BA). Na quarta-feira, a candidata visita Manaus (AM) e quinta-feira cumpre agenda em Recife (PE), último roteiro da campanha no Nordeste, onde deve ser acompanhada pelo presidente Lula. Sexta-feira a petista estará no Rio de Janeiro. No sábado, deve encerrar a campanha do segundo turno em caminhada em Belo Horizonte (MG).

José Serra (PSDB)

O candidato tucano dedicará seus últimos dias de campanha aos três maiores colégios eleitorais do país e aos estados do Sul, onde teve votação expressiva no primeiro turno. Depois do debate de hoje em São Paulo, Serra visitará Minas Gerais, pode voltar ao Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Aliados do presidenciável no Nordeste informam que o candidato também cumprirá agendas na Bahia e Pernambuco. Quarta-feira, Serra deve conceder entrevista para emissora de TV da Bahia. A televisão tentou promover debate entre os candidatos, para discutir problemas específicos do Nordeste, mas Dilma não confirmou presença. O tucano encerrará a campanha em Minas Gerais. As cidades de Uberlândia e Montes Claros são as preferenciais para fechar a agenda do segundo turno.

Debates
Os presidenciáveis ainda serão testados em dois debates antes do resultado das urnas. Hoje, Dilma e Serra se enfrentam no debate da Record, em São Paulo. Sexta-feira, os candidatos fecham o embate televisivo com o debate da Globo, no Rio de Janeiro.

Horário eleitoral
Os candidatos terão pelo menos 100 minutos de horário eleitoral gratuito e 35 minutos de inserções na televisão para convencer os eleitores. No rádio, até sexta-feira os presidenciáveis têm o mesmo tempo ; 20 minutos de programa e pouco mais de sete minutos em inserção por dia ; para arrematar o voto dos indecisos e consolidar a preferência entre os que já escolheram.

Minas na chegada

Alice Maciel

Belo Horizonte ; As coordenações das campanhas dos candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra
(PSDB) em Minas Gerais revelam que a tática para conquistar votos no estado na reta final será a apresentação de propostas concretas. Nesta última semana antes da votação, não faltarão promessas em torno de antigas reivindicações dos mineiros. Panfletos e cartas-compromisso abordando temas como a duplicação da BR-381, extensão do metrô de Belo Horizonte, obras na BR-040 e ampliação do Aeroporto de Confins serão distribuídos por petistas e tucanos em todas as regiões. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas deve ser o palco do último ato da campanha dos dois concorrentes.

Na quinta-feira, José Serra vai a Montes Claros, no norte de Minas, região onde teve o pior desempenho no primeiro turno: foram 21,05% dos votos contra os 65,72% da candidata petista. No mesmo dia, visita Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Dilma também vai a Minas nesta semana, mas até ontem ainda não estavam definidos o dia e o local da visita. Entre os destinos mais cotados na lista dos articuladores da campanha estão Montes Claros, um município do Centro-Oeste ou a capital mineira, cidade natal da candidata do PT.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação