Eleicoes2010

Último debate com presidenciáveis terá participação de 80 indecisos

postado em 29/10/2010 19:55
No último e mais esperado debate entre os candidatos à Presidência, que acontece na noite desta sexta-feira, na TV Globo, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) vão para uma arena cercados por eleitores indecisos e sem poder fazer perguntas um para o outro.

As regras estabelecidas pela emissora preveem que apenas os convidados ; todos selecionados pelo Ibope em diferentes Estados ; encaminharão as questões.

Os convidados foram mantidos isolados em um hotel no Rio de Janeiro na tentativa de evitar eventuais contatos ou influências de pessoas ligadas às campanhas. Cada eleitor elaborou cinco perguntas, individualmente e por escrito, escolhendo temas de interesse nacional, definidos pela produção. Destas 400 perguntas, serão selecionadas as 12 mais representativas de cada tema. As questões não serão específicas ou dirigidas a um dos dois candidatos.

O cenário do debate será uma arena, que facilitará a movimentação dos candidatos durante as respostas. Os eleitores indecisos estarão sentados em volta. O sistema foi usado em 2006 ; quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin (PSDB), disputaram o segundo turno ; e deixa os candidatos mais expostos.

Cada concorrente poderá ser acompanhado por até 11 assessores, sendo que apenas três deles terão acesso ao candidato no estúdio durante o programa. Além disso, cada um poderá convidar até 32 pessoas para a plateia. Ao término, os candidatos darão uma entrevista coletiva de cinco minutos na sala da imprensa. A ordem das entrevistas foi determinada por sorteio. Serra será o primeiro a falar com a imprensa, seguido de Dilma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação