Eleicoes2010

Roraima tem o menor eleitorado do país

postado em 30/10/2010 14:24
Com o menor eleitorado do país - 271.890 eleitores -, o Roraima vai às urnas neste domingo (31/10) para escolher seu novo governador entre os candidatos Neudo Campos (PP), da coligação Pra Roraima Voltar a Ser Feliz, e o atual governador José de Anchieta Júnior (PSDB), da coligação União por Roraima.

No primeiro turno, Campos ficou em primeiro lugar com 104.804 votos, 47,62% do total, e Anchieta Júnior obteve 99.124 votos, 45,03% do total de eleitores do estado. Pesquisa de intenção de voto divulgada nesta semana indica a vitória de Campos com vantagem de 10 pontos percentuais.

No ano passado, Roraima enfrentou uma crise devido ao debate sobre a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Uma das maiores reservas indígenas do país, com 1.743.089 hectares, a área teve sua homologação contestada. O Supremo Tribunal Federal (STF), no entanto, decidiu manter a demarcação de forma contínua. Na ocasião do debate, o governador José de Anchieta foi contra a manutenção da demarcação contínua.

Roraima é o estado menos populoso do país, com cerca de 410 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado também tem o menor Produto Interno Bruto (PIB), com as somas de todas as riquezas totalizando, aproximadamente, R$ 4,17 bilhões. O PIB per capita é de R$ 10.534, o décimo terceiro do país, conforme o IBGE.

O PIB de Roraima é formado pelas atividades: agricultura, pecuária, extrativa mineral, indústria de transformação, construção, serviços industriais de utilidade pública, comércio e serviços de manutenção e reparação, serviços de alojamento e alimentação, transportes, serviço de informação, intermediação financeira, serviços prestados às famílias, serviços prestados às empresas, atividades imobiliárias, administração pública, saúde, educação e serviços domésticos.

A administração pública representa a principal atividade econômica estadual - 48,4% do PIB. Roraima tem 15 municípios: Alto Alegre, Amajari, Boa Vista - que é a capital - Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Uiramutã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação