Empreendedorismo

De cada 10 brasileiros, quatro possuem um negócio ou tentaram criar um

Pesquisa mostra que 82% querem ter o próprio empreendimento

postado em 28/11/2016 11:19
O Brasil já representa 6% do total do mercado mundial de venda direta e um amplo campo para o aumento dos negócios. A grande maioria dos brasileiros sonha em empreender
Ter o próprio negócio é o sonho da grande maioria dos brasileiros. Esse foi o resultado de uma pesquisa feita em abril deste ano pela Amway Global Entrepreneurship Report com 50 mil entrevistados em 48 países. Entre os brasileiros entrevistados, 82% desejavam empreender um dia e 66% se consideram aptos para o desafio. No resto do mundo, esses percentuais são bem menores: 56% e 46%, respectivamente.

Entre as motivações para investir no empreendedorismo estão ;ser meu próprio chefe; (42%), realizar minhas ideias (35%), renda extra (25%), equilíbrio profissional x pessoal (22%) e alternativa ao desemprego (21%). ;Mesmo em um ambiente hostil, com a economia comprometida, o brasileiro sonha em empreender. Ele é um empreendedor nato;, enfatizou o presidente da Amway no Brasil, Odmar Almeida Filho.

Pesquisa mostra que 82% querem ter o próprio empreendimento

Segundo a pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor ; GEM, feita em parceria com o Sebrae, em 2015 o Brasil atingiu a maior taxa de empreendedorismo da série histórica. De cada dez brasileiros, entre 18 e 64 anos, quase quatro possuem um negócio ou realizaram alguma ação, no último ano, visando criar um negócio. Atingimos também outros dois recordes de toda a série histórica da pesquisa realizada no país: a maior Taxa de Empreendedores Iniciais; e a maior Taxa de Empreendedores Estabelecidos.

No Brasil, a pesquisa foi realizada entre os meses de setembro e novembro de 2015 e entrevistou duas mil pessoas entre 18 e 64 anos de todas as regiões do país, e 74 especialistas em empreendedorismo. E quem são os empreendedores brasileiros? A pesquisa GEM responde: cerca de 57% têm entre 25 e 44 anos, segundo grau de escolaridade completo (49%), têm renda mensal de até três salários mínimos (61%) e uma taxa muito equilibrada entre homens (51%) e mulheres (49%).

;Abrir uma empresa, simplesmente, não é empreender. Ter um negócio para complementar a renda também não é empreender. O empresário empreende quando ele começa a planejar o seu negócio. E assim ele cresce e obtém sucesso;, destacou André Spinola, gerente de atendimento setorial Comércio e Serviços do Sebrae.

Se planejamento é uma das características fundamentais para transformar o pequeno empresário em um empreendedor de sucesso, ainda há muito caminho a ser percorrido no Brasil. A própria pesquisa da Amway revela que 38% dos brasileiros não sabem fazer um plano de negócios. 43% não têm conhecimento de finanças e 51% admitem não saber nada sobre liderança e gestão. ;É nesse espaço que entra o sistema de Venda Direta: treinando, apoiando e reconhecendo essas pessoas como futuros empreendedores;, explicou o presidente da Amway no Brasil, Odmar Almeida Filho.

Com pouco conhecimento técnico e muita vontade de ser protagonista do próprio futuro profissional. Além disso, otimista, autoconfiante, resiliente e persistente. Essas são algumas das características do empreendedor brasileiro, nas palavras da Endeavor Brasil, que realizou uma pesquisa de perfil em 2013, com o apoio da Ibope Inteligência. Para distinguir suas particularidades, ambições e dificuldades, o estudo realizou entrevistas com cerca de 3 mil brasileiros, entre proprietários de empresas, potenciais empreendedores e outros jovens e adultos que não pretendem abrir um negócio próprio.

;Atualmente, muitos cursos para empreendedores têm foco nas empresas e não no empreendedor em si;, avalia o estudo. ;Com isso, é mais difícil chamar a atenção do empreendedor: ele reconhece os cursos de empreendedorismo como um benefício para a empresa, mas não para ele, como pessoa ou líder. Acreditamos que esta é uma das razões pelas quais os empreendedores não recorram aos cursos, embora saibam da sua existência;.

Pesquisa mostra que 82% querem ter o próprio empreendimento
Novas visões
Fã de carteirinha dos eventos promovidos pelo Correio Braziliense, a empresária Daniela Costa confirmou presença no seminário, assim que soube do tema - empreendedorismo. Com dois anos de experiência em tocar o micronegócio na área do comércio, ela está sempre em busca de novos conhecimentos. ;A visão dos debatedores, principalmente as prospecções de futuro, são de grande ajuda no nosso planejamento de onde queremos chegar;, avalia a empresária.
Pesquisa mostra que 82% querem ter o próprio empreendimento
Olho na economia
A realização do debate reforça a importância do setor de vendas diretas, principalmente na atual conjuntura econômica do país, avalia a diretora sênior de Assuntos Corporativos da empresa Herbalife, Tatiana Pires. ;Este evento é muito importante para discutir como o segmento pode apoiar o crescimento econômico do país;, reforça a executiva.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação