especialdenatal

Conheça ateliês que ensinam a criar enfeites e fuja da correria das compras

Acompanhe quatro passos para desenvolver artigos para a casa com produtos personalizados

postado em 06/12/2014 08:00
Brito: lembranças simples e criativas Nos shoppings e quadras comerciais da cidade existem inúmeros presentes ideais para familiares e amigos no Natal. Nada, porém, é mais original do que aqueles que você faz com as próprias mãos. Nos últimos anos, têm surgido interessantes ateliês na cidade que ajudam o brasiliense a desenvolver os talentos artísticos. Nesta época do ano, eles ficam cheios de curiosos querendo aprender a fazer peças exclusivas para presentear os mais próximos. Fomos em quatro locais, garimpamos produtos personalizados e os desmistificamos em quatro passos.

Quadro de origami

Uma simples dobra em um papel reciclado pode se tornar um charmoso presente nas mãos de Falk Brito. O artesão paraense resgata sacolas de compra e as transforma em interessantes itens de decoração e de papelaria. Sua especialidade são as mandalas, mas também faz um bonito trabalho com temáticas católicas e indígenas, além de uma original releitura das obras de Athos Bulcão. Para o Natal, ele preparou uma série de lembranças simples, mas também algumas com dificuldade maior. Para a Revista ensinou a fazer um charmoso quadro em que a complexidade é quase zero.
Veja o passo a passo:
Passo 1: Escolha do material
Selecione um tipo de papel grosso em dois tons diferentes. É possível comprá-los em estampas e cores diversas, em papelarias especializadas, ou simplesmente reaproveitar uma sacola de compras. Depois de escolhido o material de trabalho, corte três quadrados de 3,5cm da cor mais escura e um quadrado grande, de 10cm, da mais clara para servir de base.

Passo 2: Dobrando
Dobre um dos quadrados menores na diagonal para fazer uma marca d;água. Leve as pontas laterais para essa linha central - a ideia é que a peça se pareça com uma casquinha de sorvete. Para finalizar, dobre as pontinhas para fora. Desenhe com uma caneta fina a espádice no centro do copo de leite. Repita os passos acima nos quadrados menores restantes.

Passo 3: Colagem
Cole as três flores no canto direito do quadrado maior. Com uma caneta fina, desenhe o talo da flor. Escreva uma mensagem do lado esquerdo ou coloque uma mensagem impressa do computador.

Passo 4: Acabamento
Você pode simplesmente colocar a peça em um envelope e dar de presente como um cartão. Outra opção é emoldurar o trabalho final para servir como um quadrinho e, por último, colar em uma base de MDF e apoiá-lo em um suporte. Use a imaginação.

Acompanhe quatro passos para desenvolver artigos para a casa com produtos personalizados

Serviço:
Origami para iniciantes
Data: aulas Particulares
Horário: com hora marcada
Preço: varia conforme o número de pessoas inscritas
Telefone: (61) 8289-6160

Bolinha bordada
Ângela, Marilu, Martha, Sávia e Demóstenes Dumont aprenderam com a mãe, Antônia, a bordar. Descobriram cedo que, quando passava a linha e a agulha em um tecido, aquela pequena senhora se tornava uma artista. Admiravam tanto o trabalho da matriarca que transformaram as obras dela em ilustração para livros. Histórias de Jorge Amado, Ziraldo, Manoel de Barros e Rubem Alves se tornaram mais vivas graças à visão dessa família - os projetos lhe renderam três troféus Jabuti. Por isso, os cursos oferecidos pelo grupo são muito mais que aula de artesanato. É um momento de refletir sobre a história de cada um e contá-la em um pedaço de tecido.

Sávia com a mãe, Antônia: obras de arte saem das mãos da família Dumont
Acompanhe quatro passos para desenvolver artigos para a casa com produtos personalizados
Passo 1: Folha em branco
O grupo Matizes Dumont acredita que o bordado vai além de um item de decoração. Cada ponto arrematado de linha conta uma história. Por isso, antes de começar a sua, reflita sobre o enredo que você quer transmitir. Sem essa reflexão, é impossível começar o trabalho.

Passo 2: Preparando o terreno
Escolha um feltro de 40cm X 40cm da cor de preferência. Desenhe, com um lápis, 12 pentágonos com 10cm de diâmetro. Em cada um dessas formas geométricas, risque desenhos que remetam à sua vida. Escolha um tema e vá fundo: flores, janelas, pássaros e jardins são algumas sugestões.

Passo 3: Mão na massa
Com agulha e linha comece a bordar em cima do desenho feito a lápis. Varie os pontos, há centenas tipos diferentes: rococó, correntinha, caseado, margarida, folhas e haste são alguns exemplos. Vá com calma e paciência, esse trabalho pode durar dias.

Passo 4: Montagem final
Quando estiver tudo terminado, recorte os pentágonos e junte as laterais, costurando à mão. Coloque enchimento de acrilon para deixá-lo fofinho. Pode-se também colocar um pedaço de material mais pesado para transformá-lo em um peso de porta.
Acompanhe quatro passos para desenvolver artigos para a casa com produtos personalizados
Serviço:
Oficina de bordado - Tema: pássaros
Data: 13/12
Horário: das 9h às 17h, com intervalo de duas horas de almoço
Local: Ateliê Matizes Dumont
Valor: R$ 290
Matizes Dumont: (81) 8116-3593
Gilda: terapia virou arte Caixa de chá
Há 12 anos, a então dona de casa Gilda de Sousa estava abalada, devido à morte do pai. Ela percebeu que precisava de uma terapia ocupacional para superar a dor. Após buscar em diversos lugares, descobriu um curso de fazer caixas com papelão e tecido. Aprendeu, em algumas aulas, três modelos básicos. Mas constatou que aquele artesanato tinha mais potencial. Passou a criar modelos próprios, com ajuda do marido engenheiro, e a dar de presente aos conhecidos. Sua fama de artesã se espalhou entre as amigas, que pediram a Gilda que lhes ensinasse a técnica. Quando viu, estava comandando um ateliê próprio. "Aqui no meu espaço, não fazemos apenas artesanato. Desestressamos, conversamos e saímos no fim da aula com a energia renovada", avalia. Aos iniciantes, ela sugere um modelo fácil para quem quer presentear os amigos com um mimo feito à mão.
Acompanhe quatro passos para desenvolver artigos para a casa com produtos personalizados

Veja o passo a passo:

Passo 1: Separe o material
Dimensão das peças em papelão paraná:
1 peça 15x15 - base da caixa
2 peças 8x15 - lateral da caixa
2 peças 8x15,4 - lateral da caixa
2 peças 16x16,5 - tampa
1 peça 8x16,5 - lombada
2 peças 7,5x15 - divisória
4 peças 7,5x7,2 - divisórias

Acabamento feito em papel kraft:
1 peça 15,8x16,2 - acabamento da tampa
3 peças 8x15,4 - acabamento das laterais da caixa

Passo 2: Base
Cole o tecido na base da caixa e nas laterais, deixando um centímetro de sobra para cada lado. Para dar acabamento à peça na parte de baixo, vire o tecido nos quatro lados. No papelão da lateral, cole apenas três lados e corte o último rente. Com cola branca e ajuda de fita crepe, una as laterais na base. Cole o papel craft já forrado com tecido estampado do lado de fora da caixa.

Passo 3: Tampa

Emende as partes da tampa na lombada utilizando fita de papel A4. Cole a tampa no tecido deixando 2cm para cada lado. Para dar o acabamento, vire todos os lados do tecido. Com cola branca, posicione o puxador e cole o papel craft já forrado com tecido por cima.

Passo 4: Montagem final
Passe cola na parte de baixo da base e na lombada e cole na tampa. Una as peças das divisórias duas a duas e cubra-as de tecido. Encaixe-as no interior da peça final.
Serviço:
Curso básico de caixas
Data: Todas as terças e quartas-feiras
Horário: das 14h às 17h30 (às terças têm uma turma das 19h às 23h30)
Local: Ateliê Fazendo Arte
Valor: R$ 400 (quatro aulas)
Telefone: (61) 9977-2097

Fabian Helen: cupcakes lindos e deliciosos Cupcakes de Natal
A deliciosa mistura de laranja e nozes combina perfeitamente com a ceia natalina. Por isso, o chef francês Fabian Hellen incluiu, no curso Cupcakes de Natal, a receita de um delicioso bolinho que mescla os dois ingredientes. Para deixar o clima ainda mais festivo, enfeita o topo com bonequinhos de glacê temáticos. "A massa do doce é simples. A decoração é que pode complicar um pouquinho. Mas não precisa ficar com medo, basta juntar vermelho e verde para ficar perfeito", ensina o chef. Além de ser uma interessante sobremesa no Natal, o cupcake pode servir como presente para os amigos. É só colocar em uma caixinha com um laço de fita.
Veja o passo a passo:
Passo 1: Massa de amêndoas e laranjas

Ingredientes
2 claras, 125g de açúcar cristal, 2 ovos, 2 gemas, 125g de farinha de amêndoas, 30g de casca de laranja, confitada picada, 70g de farinha de trigo, 70g de manteiga e essência de baunilha

Modo de fazer
Bata na mão os ovos e as gemas com a metade do açúcar. Acrescente a farinha de amêndoas e a casca de laranjas. Coloque as claras para bater, acrescentando o restante do açúcar. Quando estiverem firmes, adicione delicadamente na mistura, em seguida, a farinha de trigo peneirada. Por último, adicione a manteiga derretida com a essência. Distribua a massa em papel de cupcakes e deixe assar em forno quente de 200;C por mais ou menos 20 minutos.

Passo 2: Caramelo de nozes

Ingredientes
100g de açúcar cristal, 30g de água, 100g de creme de leite de caixinha e 100g de nozes picadas

Modo de fazer
Leve o açúcar e a água ao fogo. Após entrar em ebulição, limpe a calda e a panela no processo padrão. Leve a temperatura de 180; C ou à cor dourado caramelo. Acrescente o creme de leite em duas ou três vezes, sem parar de mexer, até voltar à ebulição. Acrescente as nozes picadas fora do fogo e reserve.

Passo 3: Glacê real

Ingredientes: 200g de açúcar impalpável, 1 clara de ovo, 1 colher de chá de suco de limão, corantes

Modo de fazer
Bata o açúcar e a clara, acrescente o suco e bata até obter um creme. Coloque o suco de limão. Acrescente o corante. Faça árvore de Natal, Papai Noel, estrelas e qualquer outro boneco que deseja. Use um palito de dente por baixo para que, depois, você possa fincar em cima do bolo.

Passo 4: Montagem do cupcake

Esvazie o centro dos cupcakes e recheie com o caramelo. Cubra o bolinho com um disco de pasta americana branca. Decore-o com enfeites natalinos e glacê real, usando um funil de papel manteiga. Faça um pequeno corte em cima do bolo para encaixar melhor os bonecos de glacê.
Acompanhe quatro passos para desenvolver artigos para a casa com produtos personalizados
Serviço:
Cupcakes de Natal
Data: 13/12
Horário: das 9h30 às 12h30
Local: Kaza Chic
Valor: R$ 160
Telefone: (61) 3032-8002


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação