Festival de Brasilia 2015

Biografia de Santoro tem foco na diversidade da obra do músico

O longa apresenta o maestro a uma geração que pouco ouviu falar dele, mas também faz um registro biográfico e musical da trajetória do artista

Nahima Maciel
postado em 20/09/2015 12:20
Para John Howard Szerman, Claudio Santoro foi o maior músico do Brasil. Mais importante que Camargo Guarnieri ou Heitor Villa-Lobos. Logo que começou a produzir Santoro ; O homem e sua música, único documentário selecionado para a mostra competitiva do 48; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Szerman teve a certeza de que estava diante de um dos mais brilhantes compositores brasileiros.

[FOTO1]

Com 87 minutos e organizado cronologicamente, o longa apresenta Claudio Santoro a uma geração que pouco ouviu falar do músico, mas também faz um registro biográfico e musical da trajetória do artista. Alessandro Santoro, pianista e filho do compositor, ficou responsável pela direção musical do documentário e construiu um repertório moldado para mostrar a diversidade da produção do pai. Santoro foi o músico brasileiro que mais mergulhou na experimentação. Fez música dodecafônica, serialista, nacionalista e eletrônica. Produziu mais de 600 obras, escreveu uma única ópera e se aventurou até na música infantil ao coordenar a coleção Carrossel, os disquinhos em vinil coloridos com historinhas que marcaram toda uma geração de brasileiros.

Alessandro e Szerman investiram em execuções feitas especialmente para o filme e contaram com a participação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, da Filarmônica de Minas Gerais, da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e da Amazônia Filarmônica. ;Várias músicas foram executadas só para o filme;, conta Szerman. A Camerata Aberta gravou Agrupamento a dez, parceria de Santoro com Vinicius de Morais. Com a Camerata de Brasília, Szerman filmou o poema O estatuto do homem, recitado pelo autor, Thiago de Mello, e musicado por Santoro.

A ideia era reproduzir um episódio do fim da ditadura, quando Mello recitou o poema musicado por Santoro durante um concerto que celebrava a redemocratização na Esplanada dos Ministérios. ;É uma peça interessante do ponto de vista musical e marcou um momento político importante no Brasil;, explica o diretor. Depoimentos de familiares, amigos, músicos e musicólogos ocupam metade do longa. A outra metade traz as músicas executadas ao vivo para o filme e alguns trechos clipados de imagens de arquivo.

Partituras
Uma série de entrevistas com Gis;le Santoro está na origem do documentário. ;Ela estava preocupada porque o Claudio estava começando a se perder na memória nacional, poucas orquestras estavam pedindo pauta para tocar as músicas dele, cada vez menos;, conta Szerman. Além de deter os direitos autorais da obra do marido, Gis;le guarda em casa centenas de partituras e uma preciosidade que ajudou a construir o fio narrativo do filme: um conjunto de nove fitas nas quais Santoro narra a própria vida, um projeto iniciado por duas estudantes que queriam escrever a biografia do músico. ;Isso é pouco conhecido do público e é a voz dele falando;, lembra Gis;le. ;O importante do filme é que foi dada bastante visibilidade à obra dele. Claudio era um artista muito irrequieto. Começou a compor muito cedo e fez coisas que não se fazia no Brasil na época. Tudo ele experimentou. A única coisa que é perene na música dele é o lirismo. Ele era um sujeito muito romântico.;

Além de filmar as orquestras e os depoimentos, Szerman usou imagens de arquivo com parcimônia, já que nem sempre elas estiveram acessíveis. A TV Cultura guarda preciosas sequências de Santoro em plena prática da regência, mas exigiu que elas fossem usadas apenas nas exibições do filme no próprio canal. Caso Szerman usasse o acervo, precisaria excluir as imagens sempre que o filme fosse exibido em outro canal ou no cinema. O cineasta desistiu das sequências históricas e Gis;le Santoro ficou indignada com a emissora. ;A Cultura nunca pagou direitos autorais pela exibição das imagens e se recusou a colocar imagens do Claudio regendo em um filme que nem é comercial. E a Cultura nem é uma tevê privada!”, lamentou.

Embora o longa conte com a narração de dois musicólogos ; Lutero Rodrigues e Sérgio Nogueira ;, Szerman não queria fazer um filme dirigido a especialistas. ;Procurei fazer a narrativa mais limpa possível para que as pessoas se concentrassem no Claudio;, explica. ;A ideia, acima de tudo, era apresentá-lo para as pessoas conhecerem mais. A gente tinha medo de ser específico demais, queríamos ampliar para que as pessoas pudessem conhecer a obra dele. É importante um país como o Brasil conhecer seus grandes criadores;, completa Alessandro Santoro, que gravou algumas sonatas ao piano para serem incluídas na trilha.


48; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Cine Brasília (EQS 10/107). Hoje, às 20h30. Longa: Santoro ; O homem e sua música (DF, 87min, livre). Curtas: A outra margem (de Nathália Tereza ; 26min, MS, 12 anos) e História de uma pena (de Leonardo Mouramateus ; 30 min, CE, 14 anos). Ingressos: R$ 12 e R$ 6 (meia)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação