Festival de Brasilia 2015

Cerimônia de encerramento anuncia hoje quem leva o Candango

O festival chega ao último dia com exibição do longa Até que a casa caia, de Mauro Giuntini

postado em 22/09/2015 07:01
Marat Descartes e Virginia Cavendish são protagonistas do filme de Giuntini
Letícia Sabatella veio prestigiar o marido. O diretor Claudio Assis foi vaiado e aplaudido. Matheus Nachtergaele deu as caras e jogou panos quentes na polêmica. O diretor Gabriel Carneiro inflamou a plateia com um discurso em prol da diversidade de gênero. Jean-Claude Bernardet incorporou o personagem do longa Fome e andou de um lado para o outro no Cine Brasília, meio sem rumo. Acabou a 48; edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Retificando: a mostra competitiva terminou. O festival, per se, chega ao fim hoje à noite, com a revelação dos vencedores deste ano, que disputam cerca de R$ 540 mil em prêmios. Quem levará o Candango?

Antes do anúncio, será exibido o longa brasiliense Até que a casa caia, do diretor Mauro Giuntini, que integra a programação do evento pela quinta vez. A obra foi escalada para encerrar a edição e não está na disputa pelas estatuetas. ;Por um lado, um certo alívio em sair dessa tensão da competição, de ser visto sempre diante de um olhar comparativo, que precisa apontar algo melhor ou pior. Por outro, a responsabilidade de seduzir essa plateia, que está macerada depois de tantos filmes e, ao mesmo tempo, ansiosa pelos resultados. Um desafio e uma honra, acima de tudo;, observa o cineasta.

A roteirista e produtora da fita, Lu Teixeira, revela o enredo da obra de 85 minutos: ;A história traz um casal separado, que decide continuar morando sob o mesmo teto, com o filho adolescente. Esse equilíbrio acaba rompido com a chegada da namorada do pai. O filme aborda esses novos núcleos familiares, cada vez mais diversos;.

Mauro e Lu aproveitaram para enaltecer a atual safra do cinema brasiliense, que vem se destacando nos principais festivais do país e alcançando uma distribuição relevante. O diretor, que conta com três curtas e dois longas no currículo, disse ainda ser ;inevitável um diálogo com Rio e São Paulo, mas que essa conversa tem se convertido em um dinâmico intercâmbio que favorece a cena brasiliense.;

Pela primeira vez

Os jovens atores Davi Maia e Emanuel Lavor, que participam de Até que a casa caia, irão experimentar sensação inédita, hoje à noite, quando se verem pela primeira vez na tela do Cine Brasília. ;Um grande prazer fazer parte dessa história. Foi uma experiência bem engrandecedora testemunhar aquela máquina do cinema funcionando, estar em um set de filmagem. Estou ansioso e bem feliz;, conta Davi, que ressalta o respeito e a seriedade que envolvem o festival.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação