Festival de Brasilia 2016

49º Festival de Brasília do cinema brasileiro contará com sessões especiais

A exibição mostra o novo trabalho de Julio Bressane e dá espaço a dois longas sobre conflitos entre gêneros

postado em 19/09/2016 17:30

<B><i>A primeira exibição do filme 'Beduino' em território nacional será em Brasília</B></i>

O 49; Festival de Brasília, que ocorre entre 20 e 27 de setembro no Cine Brasília, vai contar com três sessões especiais como complemento às mostras competitivas. Embora eles não estejam competindo, é uma oportunidade para o público conhecer o novo trabalho do diretor Julio Bressane, Beduino. Outras duas sessões serão dedicadas às relações e conflitos entre gêneros com os filmes Câmara de espelhos e Precisamos falar do assédio.

Brressane exibe o filme pela primeira vez no Brasil durante do Festival - mas lança o filme em agosto no Festival de Locarno. O diretor, que escolheu como protagonistas Alessandra Negrini e Fernando Eiras, traz um desafio entre as fronteiras do sonho, real e imaginário. Além disso, Beduino exibe o desejo de mapear as sensações humanas por meio de manifestações artísticas.

<B><i>'Precisamos falar de assédio' traz depoimentos de mulheres sobre relacionamentos abusivos</B></i>

As outras duas sessões que não fazem parte da competição são dedicadas às relações e conflitos entre homens e mulheres. O longa pernambucano de Dea Ferraz, Câmara de espelhos, vai falar sobre como homens constroem a identidade das mulheres, o chamado male gaze. Com homens reunidos em um estúdio para debates, ele também mostra o papel do cinema na construção na identificação dos gêneros.

Com uma abordagem diferente, Precisamos falar de assédio dá voz às mulheres para que elas contem episódios sobre relacionamentos abusivos. A produção paulista é de Paula Sacchetta e também utiliza a experiência sensorial para recolher depoimentos.

Além da exibição especial, o Cine Brasília abre espaço para o seminário Diálogos de cinema, que discute questões de gênero e representação cinematográfica.

Serviço
49; Festival de Brasília do cinema brasileiro
Cine Brasília (EQS 106/107). De 20 a 27 de setembro. Mostra competitiva e sessões especiais a caráter hors concours dos filmes Beduino, Câmara de espelhos e Precisamos falar de assédio. Verificar classificação indicativa de cada filme da mostra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação