Haiti

Militares brasileiros receberão homenagens póstumas às 16h

postado em 21/01/2010 10:27

Os 18 militares brasileiros mortos no terremoto do Haiti, no último dia 12, receberão as homenagens póstumas na Base Aérea de Brasília na tarde desta quinta-feira (21/01). Os comandos do Exército e da Aeronáutica informaram que a cerimônia está marcada para às 16h e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As vítimas participavam da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (Minustah) e serão condecorados com Medalha do Pacificador com Palma. Ela é concedida aos militares brasileiros que, em tempo de paz, tenham se distinguido por atos pessoais de abnegação, coragem e bravura, com risco de vida no exercício de suas funções ou no cumprimento de missões.

Depois da cerimônia de homenagem póstuma, aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) transportarão os corpos dos militares para serem sepultados nas cidades de origem.

Os corpos chegaram a Brasília às 19h57 de ontem. Deles, 17 vieram do Haiti em um avião C-130 Hércules. Antes, passaram por embalsamemento em Manaus (AM), onde a aeronave fez um pouso técnico. Segundo o Exército, o corpo do do Major Márcio Guimarães Martins, identificado ontem, já se encontra na Base Aérea de Brasília.

As urnas com os corpos foram desembarcadas do Hércules por militares e levadas para um Hangar. Lá, os restos mortais passaram a noite, sendo velados exclusivamente pelas famílias.

Confira a relação dos militares:

- Coronel Emilio Carlos Torres dos Santos (Rio de Janeiro-RJ)
- Coronel João Eliseu Souza Zanin (São Paulo ; SP)
- Tenente-Coronel Marcus Vinicius Macêdo Cysneiros (Niterói ; RJ)
- Major Adolfo Francisco Adolfo Vianna Martins Filho (Brasília ; DF)
- Major Márcio Guimarães Martins
- Tenente Bruno Ribeiro Mario (Santa Maria ; RS)
- Subtenente Raniel Batista de Camargos (Patos de Minas ; MG)
- 2; Sargento Davi Ramos de Lima, os Cabos Douglas Pedrotti Neckel e Washington Luis de Souza Seraphin, e o Soldado Felipe Gonçalves Julio (Lorena ; SP)
- 2; Sargento Leonardo de Castro Carvalho (São João Del Rey ; MG)
- 3; Sargento Rodrigo de Souza Lima (Paracambi ; RJ)
- Soldado Tiago Anaya Detimermani (Cruzeiro ; SP)
- Soldado Antônio José Anacleto (Cachoeira Paulista ; SP)
- Soldado Rodrigo Augusto da Silva (Silveiras ; SP)
- Cabo Ari Dirceu Fernandes Júnior e o Soldado Kleber da Silva Santos (São Vicente ; SP)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação