Pensar Brasilia

Pesquisador defende Distrito Federal como grande polo logístico

postado em 29/11/2012 10:48
Em sua exposição, o pesquisador Patrick Maury, doutor em ciências econômicas e sociais para a América Latina pela Universidade de Paris, defendeu a transformação do Distrito Federal em um grande polo logístico. Para isso, será necessário estender as ligações ferroviárias para a malha Norte-Sul e ampliar a capacidade de carga das rodovias já existentes. ;Brasília é a capital do cerrado brasileiro, a maior fronteira agrícola do país, e tem uma área de influência bastante ampla;, afirmou.

Segundo o pesquisador, a órbita econômica do DF ultrapassa os limites dos 22 municípios goianos e mineiros da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF), afetando diretamente os estados de Tocantins e Bahia. Para o especialista, o presidente Juscelino Kubitschek pretendia estabelecer um grande polo de desenvolvimento econômico a partir da construção da capital federal. ;A cidade cumpriu esse objetivo;, disse Maury. ;Temos que pensar em outra escala, numa escala de influência que Brasília tem, de fato, no Brasil. É aí que está o futuro do crescimento da cidade.;

O espaço geográfico e estratégico do Distrito Federal, dessa forma, propicia um maior investimento em logística não somente em âmbito regional e nacional, mas internacional. Em contrapartida, apresenta algumas desvantagens. A maior delas seria o alto custo da terra.

O francês defendeu ainda que, para desenvolver as vocações do DF, é necessário que as empresas e os governos da região se mobilizem para ver em que setores é importante atuar, achar as verdadeiras vocações da região em vez de visar apenas lucros pontuais. Ele alertou para a concorrência exercida por Goiás. ;Anápolis conseguiu a licença necessária para a construção de um aeroporto internacional de cargas e não há espaço para duas instalações similares em uma distância tão pequena;, afirmou. Caso isso ocorra, a saída será enfatizar a formação de um polo agroindustrial.

Adensamento
O mercado da construção civil impulsionou o crescimento do Distrito Federal nos últimos anos. Segundo a arquiteta Karla Figueiredo, diretora de Responsabilidade Social da Associação de Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), o setor cresceu 14,1%, sendo decisivo para o aumento do PIB de 4,5% verificado em 2010. Os dados são da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

Ela defendeu a criação de mais áreas de ocupação, além do adensamento e da verticalização das regiões com infraestrutura. ;Quando vemos engarrafamentos nas vias do Plano Piloto pensamos que é necessário retirar as pessoas das ruas. Isso é um engano, precisamos é remover os carros;, ressaltou.

De acordo com Karla, a distância entre as cidades do DF dificulta a implantação de um sistema de transporte de massa viável. ;É preciso criar serviços e núcleos habitacionais ao longo das vias. É um engano achar que espraiamento é sinônimo de qualidade de vida. Nova York é adensada e é a cidade mais verde dos Estados Unidos.;( PPR e APP)

Menos carros
Em Nova York, anda-se pouco de carro. Noventa por cento dos habitantes usam o transporte coletivo, como metrô, ônibus e táxis. A cidade concentra-se em um pequeno território, com 15% de área verde, e é comum as pessoas deslocarem-se a pé para o trabalho.

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