Pensar Brasilia

Governador Agnelo Queiroz recebe as sugestões do projeto Pensar Brasília

postado em 05/12/2012 07:00
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, recebeu ontem das mãos do presidente dos Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa, o relatório final do Projeto Pensar Brasília-Qualidade de vida. Contendo propostas discutidas em cinco seminários sobre as áreas de transporte, educação, habitação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, o documento, segundo o chefe de governo do Distrito Federal, servirá como base de futuras políticas públicas para a capital da República.

A cerimônia de encerramento ocorreu ontem à noite no plenário da Câmara Legislativa. O presidente da Casa, deputado Patrício (PT), abriu a sessão. O presidente dos Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa, ressaltou que o Correio é o ponto de convergência natural das dificuldades que a comunidade enfrenta e que o projeto Pensar Brasília serviu para discutir várias questões de elevada importância para a cidade. No entanto, frisou que ;ficou faltando uma discussão ampla sobre a saúde, segurança e sobre trabalho e formação profissional;, afirmou Álvaro Teixeira da Costa. ;Nós temos que dar continuidade a esse projeto com esses temas.;

O presidente dos Diários Associados ainda ressaltou que o DF serve de exemplo para o país em diversas áreas, como educação, e que começa a acertar algumas deficiências. ;O projeto feito para o setor de transportes irá trazer excelentes resultados num futuro próximo;, afirmou.

O governador, ao receber o documento, agradeceu o que considerou uma importante contribuição do Correio para a capital da República. ;Colocar temas como esse na ordem do dia ajuda muito a cidade e os gestores a desenvolver e planejar o Distrito Federal;, afirmou. Em seu discurso de encerramento, o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício, destacou: ;Na verdade, este relatório traz a oportunidade para que essas propostas tornem-se projetos de lei que atendam a sociedade e o Distrito Federal;.

;Cidade soberana;
Agnelo aproveitou o evento para criticar duramente o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). ;Muita gente acha que uma cidade tombada é uma cidade intocável, é uma cidade que ninguém pode modificar. Isso é um erro muito grave;, afirmou. ;Uma cidade tombada é viva, dinâmica, para que seu povo tenha qualidade de vida e viva bem.;

Para o governador, é possível conciliar desenvolvimento econômico e a condição da cidade como patrimônio cultural da humanidade. ;Até os órgãos de fiscalização se confundem nisso;, afirmou. ;O Iphan quer dar ordem na Esplanada, impedir que lá se façam eventos. Isso é um absurdo completo. Aqui é uma cidade soberana, onde o povo elege os seus representantes e jamais vamos permitir que se metam na governabilidade da cidade. Podem fiscalizar, que seremos os principais escudeiros e defensores do patrimônio, mas não vamos aceitar que um burocrata venha impedir a realização da manifestação religiosa de Corpus Christi na Esplanada;, disse o governador.

Segundo Agnelo, a ação do Iphan é inaceitável. ;Entre uma manifestação religiosa do nosso povo e um burocrata desses, vou ficar com a manifestação religiosa. Ele que será decretado como uma persona non grata na nossa cidade. Corpus Christi vai acontecer na Esplanada como sempre, porque é um direito do povo.;

Para levantar propostas para o futuro da cidade, o projeto Pensar Brasília reuniu representantes do governo, da academia e da sociedade. Segundo o governador, esta união rendeu ricas discussões que contribuirão para o futuro da capital do país.
Agnelo também lembrou que grandes cidades mundiais sacrificaram o meio ambiente para crescerem economicamente e que Brasília quer provar o contrário. ;Manter uma excelente qualidade de vida é um instrumento poderoso para atrair investimentos e desenvolvimento econômico;, acentuou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação