Quem é Você na Novela

Efeito Avenida Brasil altera rotina do país

A exibição do último capítulo da novela mudou a estrutura de comícios eleitorais, estabelecimentos comerciais e até do Operador Nacional do Sistema, que coordena a energia elétrica. Segundo especialistas, fenômeno não indica baixo nível cultural da população

postado em 19/10/2012 07:00

RENATA MARIZ
GRASIELLE CASTRO
ANNA BEATRIZ LISBÔA


Nem os 71% de popularidade de Dilma Rousseff, calculados por pesquisa Ibope divulgada há menos de um mês, estão imunes à febre de Avenida Brasil. Para evitar um comício esvaziado, o comando da campanha do candidato a prefeito de São Paulo Fernando Haddad adiou o evento com a presidente que aconteceria hoje, último dia da novela, para amanhã. Em Salvador, a influência da turma do Divino, bairro fictício do subúrbio carioca onde a trama se desenrola, virou caso de Justiça. Uma liminar expedida na noite passada proibiu Nelson Pelegrino, candidato petista à prefeitura de Salvador, de exibir o capítulo derradeiro do folhetim em um telão durante o ato que será realizado nesta sexta, com a presença de Dilma, na capital baiana. Inclusive, lideranças petistas teriam considerado convidar o ator José de Abreu, que interpreta o vilão Nilo, para comícios do partido, já que ele é filiado à legenda.

Na decisão, a juíza da 9; Zona Eleitoral de Salvador, Ana Conceição Barbuda, entendeu que exibir o último capítulo da novela depois do comício tem fins eleitorais porque ;o candidato estaria usufruindo do ibope da programação para beneficiar a sua campanha;. Restou a Dilma e seus correligionários, então, descer do palanque antes das 21h10, hora em que o Brasil vai parar para assistir ao destino de Carminha, Tufão, Nina, Santiago e tantos outros personagens que não saem da boca do povo nos últimos dias. O grand finale ; que promete mostrar casamento poligâmico, o destino reservado à vilã interpretada por Adriana Esteves e principalmente revelar o assassino de Max ; causa frisson entre a média de 38 milhões de espectadores da novela por dia, mas também preocupação ao Operador Nacional do Sistema (ONS), que coordena a operação de energia no país.


A exibição do último capítulo da novela mudou a estrutura de comícios eleitorais, estabelecimentos comerciais e até do Operador Nacional do Sistema, que coordena a energia elétrica. Segundo especialistas, fenômeno não indica baixo nível cultural da população


É que o término dos capítulos de novelas provoca a rampa de carga, ou seja, um aumento súbito do consumo de energia. Isso porque as pessoas retomam as atividades, como abrir a geladeira, ir ao banheiro ou acender a luz. O recorde até agora foi Passione. No minuto seguinte ao término da trama, em janeiro do ano passado, a utilização energética subiu quase 5%. Com Avenida Brasil, esse patamar já foi alcançado quando Nina começou a se vingar de Carminha. Espera-se, portanto, que hoje o salto seja ainda maior, com riscos de apagão. Para o país não ficar no escuro depois que a legenda ;fim; subir a tela, os operadores vão gerar folga de energia e as linhas de transmissão devem funcionar com a capacidade ociosa.

Cinema
A notícia de que o último capítulo de Avenida Brasil seria exibido no Cinema São Luiz, em Recife, para 250 convidados, entre funcionários e anunciantes da emissora de televisão, gerou uma mobilização dos cinéfilos nas redes sociais. Eles se posicionaram contra a projeção no espaço gerido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Após a repercussão negativa na internet, a emissora decidiu cancelar o evento, transferindo-o para um teatro particular. O São Luiz é o mais tradicional cinema de rua da capital pernambucana, tendo completado 60 anos de existência em 2012.

Segundo o assessor do gabinete da Secretaria de Cultura de Pernambuco André Araripe, não havia impedimento para que o cinema transmitisse a novela. Para o cineasta pernambucano Marcelo Lordello, que levou o prêmio de melhor filme no 45; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro com o longa Eles voltam, o São Luiz não é o local adequado. ;Acho um desrespeito ao histórico do cinema e ao potencial de uso da sala;, acredita.

"Temos de levar em conta que a cultura oral é prevalente no Brasil. E a novela tem o propósito de entretenimento, embora possa vir a ser usada para educar também;
Nélia Rodrigues Del Bianco, doutora em comunicação pela Universidade de São Paulo

The Guardian destaca novela

O site do diário britânico noticiou, ontem, que Dilma Rousseff adiou o comício em que aparecerá ao lado do candidato do PT, Fernando Haddad, à prefeitura de São Paulo, de sexta-feira para sábado, para não coincidir com o último dia da novela. A matéria destaca ainda Dilma, que seria fã do folhetim, seguido atentamente por todo o país nos últimos dias. E detalha algumas características dos personagens, bem como a pergunta que todos querem saber: quem matou Max?

Outras tramas e sucesso

Até na política estrangeira as novelas brasileiras já tiveram influência. Confira algumas curiosidades dos folhetins:

Mulheres de Areia

; Na Rússia, a trama de Ivani Ribeiro exibida em 1973 e refilmada 20 anos depois era tão popular que o presidente à época Boris Yeltsin, programou a exibição do último capítulo para o dia das eleições. O objetivo era impedir que os eleitores viajassem, forçando-os a ficar em Moscou para votar.

Roque Santeiro
; Censurado em 1975, pouco antes de estrear, o folhetim de Dias Gomes e Aguinaldo Silva foi exibido em 1985 derrubando qualquer parâmetro de audiência na história das telenovelas. Foi uma média de 67% do primeiro ao último capítulo, que chegou a picos de 100%.

Irmãos Coragem
; Janete Clair misturou aventura, política, problemas sociais e futebol na trama, levando o público masculino, pela primeira vez, a ver novelas, em 1970. Foi uma das produções mais longas da Rede Globo (328 capítulos), moldando o hábito do brasileiro de assistir a folhetins, independentemente de sexo, idade, classe social ou nível cultural.

Fonte: O livro do Boni

Mais do que o ;quem matou;

Destino de Carminha
; Desde os primeiros capítulos, a vilã surpreendeu pelas maldades. Nas últimas semanas, foi revelada sua infância
dura, o que sensibilizou o público. Há apostas até de que a megera vá se regenerar.

Segredo de Adauto
; O ex-jogador do Divino Futebol Clube, que depois virou gari e foi casado com Muricy, mãe de Tufão, perdeu um gol considerado fácil por algum motivo nunca revelado. Sempre que alguém menciona o caso, Adauto fica nervoso.

Castigo para Santiago
; Mostrou a verdadeira face nos capítulos mais recentes, apontado como responsável por matar a mãe de Carminha e incriminar Lucinda. Com a revelação, poderá ter de pagar pelos crimes, incluindo o sequestro de Tufão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação