Ser Sustentável

Cinema e ecologia juntos

postado em 25/07/2014 15:18
A forma como a população leva seus hábitos de consumo reflete diretamente na saúde do planeta e na conservação da natureza. Para reforçar a importância da conscientização ecológica, o WWF-Brasil lançou o 1; Festival de Curtas Ecológicos (Fest Curteco) pela internet. Os participantes podem enviar vídeos entre 15 e 60 segundos que mostre o que eles fazem para contribuir com o meio ambiente.

A proposta do projeto, segundo a coordenadora de campanhas do WWF-Brasil Laís Vasconcellos, é a de mostrar, de uma forma lúdica, para o público em geral como o consumo responsável ou não faz a diferença. ;A média da pegada ecológica mundial é de 1,5 planetas, a brasileira está um pouco acima, com taxas de 1,6. Nós precisamos mobilizar a sociedade brasileira de uma forma interessante para que isso gere algum tipo de mudança cultural;. Laís acredita que o principal foco do projeto é gerar engajamento e sensibilizar as pessoas sobre o tema.



Além da divulgação dos vídeos nas redes sociais da instituição, a organização do evento pretende exibi-los em espaços públicos e em centros culturais para atingir um número ainda maior de pessoas. ;Essa divulgação com certeza vai fazer com que as pessoas pensem e reflitam sobre o quê podem mudar em suas vidas. Vendo os exemplos alheios, pode ser que muitas se sintam estimuladas a mudar;, comenta Laís.

Os cinco primeiros vídeos serão premiados levando em consideração a originalidade da ideia, criatividade e pertinência do projeto. O primeiro colocado ganha uma viagem, com acompanhante, para o Parque Nacional do Iguaçu. O segundo e terceiro colocados ganharão um final de semana no Paraíso Eco Lodge, em Ribeirão Grande (SP), também com acompanhante.

Para participar, basta que o candidato preencha o cadastro com os seus dados no site www.curteco.com.br, responda a cinco perguntas sobre o comportamento socioambiental, faça o cálculo da sua Pegada Ecológica e mande o link do seu vídeo.

A seleção dos melhores trabalhos será feita por uma equipe técnica ligada à área ambiental e os vídeos selecionados serão submetidos a uma comissão julgadora composta por: Marina Person (apresentadora de TV), Renata Falzoni (jornalista e cicloativista) e Mara Mourão (cineasta). O trio vai avaliar todos os vídeos enviados até o dia 10/08 e os cinco ganhadores serão anunciados no dia 18/08, pela internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação