Ser Sustentável

Programa identifica espécies de pássaros a partir do som que eles emitem

Testes foram desenvolvidos com gravações de aves encontradas no Brasil

Vilhena Soares
postado em 12/08/2014 18:19

A observação de pássaros é um hobby antigo que envolve paciência, dedicação e, principalmente, um bom ouvido para distinguir o canto de cada espécie. Essa habilidade costuma ser uma das maiores dificuldades encontradas pelos novatos, mas um novo equipamento desenvolvido por pesquisadores ingleses promete facilitar a vida de quem está se iniciando na arte de admirar os bichos emplumados. O método computadorizado consegue identificar sons individuais e em conjunto de aves, com bastante precisão. A novidade promete também ajudar pesquisadores dedicados a estudar a evolução desses simpáticos seres.

Dan Stowell, professor da Escola de Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação da Queen Mary University of London, é um dos mentores do projeto, apresentado recentemente em artigo na revista Peer J. Ele explica que a vontade de criar um método de classificação das aves pelo som surgiu após um desafio proposto por uma empresa privada. ;Um grupo de pesquisa francês desafiou uma série de desenvolvedores de sistema computacionais a analisar automaticamente gravações de pássaros do Brasil, e nós resolvemos entrar na disputa;, conta.

Leia mais notícias do Ser Sustentável

A nova técnica utiliza um algoritmo de classificação que cria um sistema capaz de distinguir cantos mesmo quando várias espécies estão reunidas. ;Nosso sistema faz uma análise poderosa. Ele funciona por meio de uma grande quantidade de padrões de áudio que ocorrem regularmente. Eles são ;peças de um quebra-cabeça; que constroem o som de cada ave;, explica.

Para testar o método, Stowell e colegas utilizaram gravações de pássaros individuais e de coros do amanhecer fornecidas pela British Library Sound Archive, além de outras disponíveis na internet, como o arquivo holândes xeno-canto. O sistema de classificação se saiu bem no teste inicial, conseguindo identificar mais de 500 espécies brasileiros, um dos territórios mais ricos do mundo em diversidade de aves. ;Pássaros tropicais como os do Brasil soam de maneira única. Esse país é um caso importante a ser estudado;, destaca o pesquisador.

Para Pedro Develey, biólogo e diretor de Conservação da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil), a tecnologia deve facilitar o trabalho de identificação. ;Esse sistema pode diferenciar várias espécies simultaneamente, o que pode ser muito útil na análise de gravações remotas nas quais um gravador capta os sons sem a presença de um pesquisador. Isso facilitaria a padronização de coletas de dados em grande escala, além de dispensar a necessidade de colocar vários ornitólogos treinados em campo;, avalia. Segundo ele, em uma floresta tropical, cerca de 90% das identificações são feitas através da vocalização das aves.

O especialista brasileiro também destaca o modo pelo qual a ferramenta foi testada. ;É muito interessante o uso de vários sons do arquivo xeno-canto, especialmente no caso das aves brasileiras. Trata-se de uma plataforma da web em que os ornitólogos ou observadores de aves depositam e tornam públicas suas gravações. Ou seja, esse é um bom exemplo de como a participação do cidadão pode contribuir com a ciência;, ressalta.

Aperfeiçoamento

Apesar dessas vantagens, Develey acredita que o projeto merece ter continuidade para que se aperfeiçoe. ;Segundo os próprios autores, o método ainda precisa ser melhorado. Além disso, um ornitólogo em campo pode coletar muito mais informações do que apenas a identificação dos cantos. O trabalho é interessante, mas o método é muito mais ligado à engenharia e à física do que à biologia, sendo difícil de entender para quem não é da área;, completa.

Para o criador do método, o programa deve ajudar especialmente no estudo da evolução dos pássaros. ;Tenho colegas que gostariam de usá-lo para analisar grandes quantidades de som e responder a perguntas sobre como os cantos de aves evoluíram. Uma coisa realmente interessante é que esses animais evoluem ;socialmente;, já que a ave aprende a canção dela a partir da música que ouve, e os biólogos buscam compreender esse processo;, destaca Stowell.

Develey acrescenta que o algoritmo será mais útil especialmente para lugares com uma grande variedade de pássaros, como o Brasil. ;No país, existem 1.901 espécies de aves e ainda precisamos conhecer muito sobre nossa avifauna. Um método de classificação de cantos automático pode ajudar consideravelmente o treinamento de ornitólogos. Vejo uma importância didática muito interessante nessa pesquisa, apesar de acreditar que nada substitui a ida a campo e a vivência do ornitólogo na floresta;, completa.


Turismo
O Brasil tem a segunda maior diversidade de aves, atrás somente da Colômbia. Por isso, observadores do mundo inteiro costumam visitar o país, que é palco de encontros internacionais. Um dos maiores eventos desse tipo é o Avistar Brasil, com atividades turísticas organizadas em locais como a Mata Atlântica, o Pantanal e a Amazônia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação