Ser Sustentável

A consciência vai de magrela

Correio realiza no próximo domingo a 2ª edição do Passeio Ciclístico da Primavera. Não precisa se inscrever: basta chegar e curtir. Saída acontece no Eixão Sul, na altura da 102

postado em 15/09/2014 18:54

Correio realiza no próximo domingo a 2ª edição do Passeio Ciclístico da Primavera. Não precisa se inscrever: basta chegar e curtir. Saída acontece no Eixão Sul, na altura da 102

É curioso pensar que mesmo sem bicicleta uma pessoa se sinta motivada a participar de um passeio ciclístico. Esse é o caso do analista de inteligência Antony Ribeiro, 34 anos. Acostumado a pedalar, ele vendeu a bicicleta alguns anos atrás e agora espera contar com a solidariedade de um amigo para ir ao evento. ;Geralmente as estações com bicicletas públicas estão sempre muito cheias, aí vou pedir emprestada para um amigo pra conseguir pedalar;.

Apesar do tempo afastado do pedal, Antony espera que essa seja a oportunidade para voltar a praticar a atividade física. Todo o esforço em conseguir uma bicicleta é para participar do 2; Passeio Ciclístico da Primavera Tempo de Plantar, que acontecerá no próximo domingo (21/09). No mesmo período do ano passado o Correio realizou a primeira versão do encontro para comemorar a chegada da primavera e, este ano, conta com o apoio do caderno Ser Sustentável. Além de homenagear a estação mais bonita do ano, a ideia é alertar sobre o uso excessivo de carros nas grandes cidades e sobre os benefícios que andar de bicicleta traz.

A concentração começa às 8:30h no Eixão, na altura da 102 sul -- próximo ao Centro Empresarial São Francisco e a estação de metrô. O percurso de 10km vai em direção à quadra 116 sul e retornará para o mesmo local da concentração. Em virtude do tempo seco, a sugestão é passar bastante protetor solar, colocar o boné na cabeça e levar uma garrafa de água.

Com o sucesso da edição anterior, a expectativa é que 1200 pessoas compareçam ao evento. Além das pedaladas, outras atividades serão organizadas simultaneamente ao evento. Para os que gostam de fotografia, haverá um sistema de foto instantânea -- a foto impressa será entregue na hora e as fotos digitais estarão disponíveis na fan page no Facebook do projeto Ser Sustentável . Para hidratar o corpo e conscientizar a mente, serão distribuídos copinhos d;água e um kit com sacolinha de lixo para o carro, além de sementes de plantas nativas do cerrado.

A entrega simbólica de futuras árvores é uma parceria com a Rede Sementes do Cerrado, instituição que faz trabalhos de reflorestamento e de educação ambiental. Todas as bicicletas envolvidas no passeio serão sinalizadas com balões de gás hélio que serão distribuídos durante a concentração.

E para os que não tem bicicleta, assim como Antony, existem dois postos do projeto Bike Brasília nas redondezas. Um fica na estação de metrô da 102 sul e o outro entre as quadras 202 e 203 sul. Para alugar uma das bicicletas do projeto é preciso baixar o aplicativo Bike Brasília -- disponível para sistema iOS e Android -- e cadastrar o número do cartão de crédito. É cobrada uma anuidade de R$ 10 e o ciclistra pode utilizar a bicicleta ininterruptamente por até 60 minutos. Para as horas excedentes, é cobrada uma taxa de R$ 5/hora. As bicicletas não precisam ser devolvidas na mesma estação em que foram retiradas, mas é preciso ficar ligado no aplicativo para saber onde há disponibilidade de vagas.

Serviço
2; Passeio Ciclístico da Primavera Tempo de Plantar

Quando: próximo domingo, 21 de setembro
Local da concentração: Eixão, na altura da 102 sul (próximo ao Centro Empresarial São Francisco e estação do metrô da 102 Sul)
Horário: concentração a partir das 8:30h; largada às 9h e final do passeio por volta das 12h
Trajeto do passeio: vai até a 116 sul e retorna para a 102 sul
Participação livre

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação