Ser Sustentável

Evolução sobre duas rodas

Você sabia que o desenvolvimento da bicicleta ajuda a contar a história da humanidade? Descubra aqui!

postado em 22/09/2014 15:27

Protótipo da primeira bicicleta criada no mundo foi desenhado por Leonardo Da Vinci

Ela é conhecida por todo mundo, mas nem sempre foi assim. Há mais de 300 anos, a bicicleta era um meio de transporte caro e somente pessoas das cortes reais conseguiam ter uma. E até hoje é difícil saber quem foi o primeiro inventor de um dos transportes mais populares de todos os tempos.

A história mais aceita é a de que Leonardo Da Vinci ; aquele que pintou a Monalisa e inventou o primeiro helicóptero ; fez alguns desenhos por volta de 1490. Criou também um protótipo com duas rodas, sem nenhum pedal e com um guidão vertical. Desse jeito, ficava difícil se equilibrar em cima dela.

Apesar dos desenhos de Da Vinci, que estão guardados até hoje, a bicicleta mais próxima da que se conhece atualmente foi projetada pelo alemão Karl Drais em 1818.

Mesmo com a ideia genial de Drais, a bicicleta não fez tanto sucesso quanto ele esperava. Por isso, nove anos depois, um grupo de inventores se juntou e pensou em modernizar o esqueleto dela.

A partir daí, ela começou a ser fabricada de metal, e não mais de madeira como Karl Drais e Leonardo Da Vinci haviam pensado antes. Se você está se perguntando onde foram parar os pedais, saiba que eles surgiram apenas em 1855, ou seja, 365 anos depois da primeira versão da magrela.

A partir de 1874, o interesse dos inventores era um só. Como fazer a bicicleta andar mais rápido? A resposta resultou em uma das versões mais famosas do mundo: roda pequena atrás e uma gigante na frente.

Para quem ficou curioso, essa última invenção não durou muito tempo porque era perigoso andar com ela pela cidade. Como o banco do ciclista ficava muito longe do chão, as quedas aconteciam a todo momento.

E sabe quando as bicicletas passaram a ter pneus? Somente em 1890. A invenção ocorrem na Inglaterra motivada pelo excesso de buracos nas ruas, que acabavam causando dores nas costas dos ciclistas.

Depois de tantos modelos e história, finalmente chegamos à forma mais tradicional da bicicleta. A de duas rodas marcou épocas muito importantes no mundo todo, inclusive o acesso das mulheres às pedaladas.

Por isso, hoje ela é tão popular em todos os países. É como dizem: quem anda de bicicleta nunca mais esquece.

5 curiosidades sobre a bicicleta

- As primeiras bicicletas chegaram ao Brasil em 1898, vindas da Europa.
- A prefeitura de Paris, na França, criou, em 1862, o que seriam as primeiras ciclovias da história.
- A primeira corrida de ciclismo documentada ocorreu em 31 de maio de 1868, também em Paris, na França.
- Hoje, cerca de 100 milhões de bicicletas são fabricadas por ano no mundo inteiro.
- Estudos indicam que existem 1 bilhão de bicicletas ao redor do planeta, sendo que 500 mil estão na China.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação