Ser Sustentável

Cantareira tem prazo para secar

postado em 26/09/2014 15:46

Registro do Sistema Cantareira há um mês

O drama da falta de água em São Paulo já tem data marcada. De acordo com o governo de São Paulo, caso não chova mais nos próximos dias, o volume de água que resta atualmente no reservatório da Cantareira é suficiente para abastecer a população até o dia 21 de novembro.

"Continuando sem chover, o atual volume do Cantareira nos garantiria até o dia 21 de novembro com o volume que eu tenho hoje". A declaração, feita pelo secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos Mauro Arce, é mais um capítulo da novela que iniciou em janeiro deste ano. Segundo

Caso o índice de chuvas na região dos reservatórios continue como está e no dia 21 de novembro a pagua de fato acabar como prevê Arce, o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) conta com uma segunda cota da reserva profunda das represas para manter o abastecimento na Grande São Paulo até março do ano que vem sem adotar racionamento oficial de água.

"Nós agora temos um segundo volume que estamos preparando para usar. Vamos adiar o máximo", disse o secretário em entrevista coletiva concedida ontem sobre os 106 bilhões de litros adicionais da reserva que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pretende utilizar.

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), as bombas estão prontas para iniciar a captação de outra parte do volume abaixo das comportas na represa Jaguari-Jacareí.Mas o uso do segundo volume morto ainda não foi liberado pelos órgãos reguladores do manancial.

Nesta quinta-feira, o nível dos reservatórios do Cantareira era de 7,4%, já com o uso da primeira cota do volume morto, retirada desde maio. A situação é considerada pelos órgãos responsáveis como a mais grave em relação ao abastecimento já vivido pela cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação