Artes plásticas inspira ciclovia

Primeira ciclovia que brilha no escuro é inaugurada na Holanda. Tela %u201CNoite Estrelada%u201D, de autoria do pintor holandês Van Gogh, foi inspiração para a obra

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 13/11/2014 18:33

O rol de ciclovias no mundo ganhou nesta quinta-feira mais uma rota exclusiva para as bicicletas, dessa vez com um toque diferente. Inspirada no quadro %u201CNoite Estrelada%u201D do pintor pós-impressionista Vincent Van Gogh, a ciclovia holandesa tem seu caminho permeado por pontos iluminados, transformando a rota em um permanente céu estrelado. A rota passa pela província de Brabante do Norte, onde o artista nasceu, em 1853. Segundo o governo, o projeto faz parte de uma iniciativa que visa a aumentar o uso da bicicleta no deslocamento para o trabalho. Em anúncio feito durante a inauguração, porta voz do governo afirmou que a meta é aumentar o número de pessoas que optam pela bicicleta em vez de carro ou de transporte público em 20% nas próximas duas décadas. Na Holanda, mais da metade das viagens para o trabalho já são feitas em bicicletas.
Idealizador da ciclovia, o designer Daan Roosegaarde afirmou em coletiva de imprensa ter se inspurado nas estrelas de plástico fosforescentes usadas para decorar tetos de quartos de crianças. "Desenvolvemos uma pintura eletrônica cuja intensidade do brilho é mais forte. Caso chova por muito tempo ou não haja sol, é possível recarregar esse material com eletricidade", disse. O designer contou que quando era pequeno tinha o costume de brincar na natureza, construir barracas, criar ambientes com materiais que encontrava. "De repente, quando você vira adulto, dizem que você não pode mais fazer isso. Nunca acreditei nessa mentira", brincou.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.