Ser Sustentável

Governo anuncia queda de desmatamento

Taxa oficial de desmatamento na região amazônica cai 17,7% em 2014. Dados foram div ulgados pelo Ministério do Meio Ambiente

postado em 27/11/2014 15:58

Taxa oficial de desmatamento na região amazônica cai 17,7% em 2014. Dados foram div ulgados pelo Ministério do Meio Ambiente

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta quarta-feira (26) mostram uma queda de 17,7% no desmatamento da Amazônia Legal. A medição foi realizada entre agosto de 2013 e julho de 2014.

De acordo com o levantamento do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes), a área atingida pela remoção total de cobertura vegetal diminuiu de 5.891 km2 para 4.848 km2. Esta é a segunda menor taxa desde o início da medição em 1988. Os números são acima apenas das estatísticas divulgada no biênio 2011-2012, quando foram registrados 4571 km2 de desmate.

Em entrevista coletiva realizada durante o anúncio dos dados, o diretor do Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Francisco Oliveira, afirmou que a queda do desmatamento é resultado de programas sociais e ambientais como o Bolsa Verde. ;O ordenamento de terras foi um diferencial para ancançarmos esses números positivos. O Ministério do Meio Ambiente recebeu cerca de quatro milhões de hectares do Ministério do Desenvolvimento Agrário que em grande parte foi transformada em área de preservação ambiental;, explica.

O superintendente de conservação do WWF-Brasil, Mauro Armelin, afirmou que os resultados divulgados são bons, porém é nítida a ocorrência de infrações em novas áreas, o que é preocupante, pois indica que além de estarem desmatando em áreas de menor metragem a fim de driblar a fiscalização, novas frentes estão sendo abertas, apontando o deslocamento dos criminosos ambientais. ;Essa constatação de desobediência à legislação ambiental exige uma resposta rápida e eficaz do governo federal e o cumprimento à risca da lei, sob pena de as metas voluntárias para redução das emissões de gases de efeito estufa até 2020 não serem cumpridas;, disse Armelin.

Evolução do desmatamento na Amazônia segundo o MMA
Taxa oficial de desmatamento na região amazônica cai 17,7% em 2014. Dados foram div ulgados pelo Ministério do Meio Ambiente

Segundo Oliveira, a fiscalização mais efetiva, intensificada em 2013 após a constatação do aumento do desmatamento naquele ano, também trouxe resultados positivos. ;Freamos práticas ilegais como a grilagem eo comércio ilegal de madeira e vamos continuar perseguindo o objetivo de reduzir o corte raso a 3.925 km2 até 2020;.

Conflito de resultados
O anúncio do Ministério do Meio Ambiente acontece um mês após o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) apontar um aumento de 191% do desmatamento na região da Amazônia Legal (de 288 para 838 quilômetros quadrados). Os números se referiam ao ao período de agosto a setembro de 2014 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Na ocasião o porta voz do Imazon, Adalberto Veríssimo. afirmou ser ;difícil reduzir o desmate neste ano;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação