Ser Sustentável

São Paulo mais acessível

Estudo coloca maior cidade do Brasil à frente de Nova York em qualidade de mobilidade urbana

postado em 28/11/2014 18:35
Pesquisa realizada pela Arthur D. Little situou São Paulo a frente de Nova Iorque e outras cidades no quesito qualidade de mobilidade urbana.

O ranking da consultoria internacional, chamado ;Futuro da Mobilidade Urbana; analisou 84 cidades espalhadas pelo mundo em 19 critérios relacionados à performance, variedade de meios de transporte, compartilhamento de veículos e velocidade média de deslocamento que cada local oferece a seus habitantes.

São Paulo ocupa o 34; lugar, uma posição à frente de Nova York. As primeiras três posições foram ocupadas respectivamente por Hong Kong, Estocolmo e Amsterdã (confira o ranking abaixo).

Estudo coloca maior cidade do Brasil à frente de Nova York em qualidade de mobilidade urbana

Outras duas cidades brasileiras foram avaliadas: Curitiba, que ocupa a 39a posição seguida pelo Rio de Janeiro, que ficou com a 40 colcocação entre as 84 cidades analisadas.

De acordo com o relatório, custos relativos das passagens do transporte público e a integração de ônibus, metrôs e trens foram os fatores decisivos do desempenho da capital paulista. Por outro lado, a cidade teve mal desempenho na questão dos pesados congestionamentos.

De acordo com o estudo, uma boa frequência dos meios de transporte público e os cartões de passagens que permitem aos passageiros trocar de ônibus para trens e metrôs sem custo adicional foram fatores que contribuíram positivamente para o desempenho das cidades brasileiras.

Ranking completo

Clique na imagem para ler a íntegra do relatório em inglês

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação