Verão BSB

publicidade

Alimentação leve e refrescante é o sabor da estação

Para manter a hidratação e a saúde do organismo durante o verão uma dieta balanceada é essencial. As frutas ricas em água auxiliam na sensação de bem estar

postado em 30/01/2017 07:00 / atualizado em 30/01/2017 23:40

O verão é sinônimo de sol e de calor, mas há um detalhe que muitas vezes passa batido: a nutrição adequada a esse clima. Com temperaturas mais altas, o corpo pede atenção, especialmente quando o assunto é a hidratação. O cardápio ideal para a época, de acordo com a nutricionista Renata Guirau, deve ser leve, rico em frutas e verduras. "Elas são de fácil digestão e repõem os nutrientes que o organismo mais precisa nesta época do ano", detalha a profissional.

Embora nenhum alimento seja proibido, Renata frisa que pratos mais calóricos, como feijoada, frituras e massas, devem ser evitados ao máximo em tempos de elevadas temperaturas. "Esses alimentos demoram para ser digeridos, levando a uma sensação de cansaço, que já é favorecida pelo calor". Cuidado também com comidas à base de ovos, gordura, leite ou que necessitem de refrigeração: o calor aumenta a proliferação de bactérias, que podem causar intoxicações alimentares.

As frutas ricas em água, consumidas in natura ou adicionadas a diferentes receitas, também são alternativas certeiras para se refrescar sem exagerar nas calorias. Melancia, morango, ameixa, abacaxi, melão, acerola, limão e laranja entram na lista das opções sugeridas para a estação. Além de reforçar o aporte de água, Renata Guirau explica que os frutos ajudam a repor os sais minerais que perdemos no suor, como sódio, potássio e magnésio; além de contribuir para o bom funcionamento do organismo.
 
Um dos símbolos do verão, a água de coco, segundo a nutricionista, é o melhor hidratante natural que existe. “Embora deva ser ingerido com cautela por quem busca a perda de peso, a água de coco contém metade dos carboidratos encontrados em sucos naturais, como laranja e melancia, o que faz dela uma opção melhor do que os sucos quando pensamos em calorias”, completa.

Outra opção para quem não quer ganhar peso são as águas saborizadas, extremamente refrescantes e bem menos calóricas do que sucos e o coco. “Mas o substituto ideal (da água de coco) é a água mineral, que não tem calorias”, reforça a nutróloga Ana Valéria Ramirez. “Lembrando que na água não teremos as vitaminas B e C, e os minerais, como potássio, ferro, cobre, cálcio, fósforo, magnésio e sódio, que estão no coco. E vale ressaltar que a água de coco só engorda se consumida em grandes quantidades.”

As escolhas alimentares devem ser prioridade para quem quiser curtir o verão sem peso na consciência e não saber (ou ter preguiça) de cozinhar não é desculpa. Existem várias opções de receitas simples — listadas abaixo — e restaurantes na cidade que apostam em uma alimentação mais saudável.

Experimente 

O Correio selecionou algumas receitas fáceis, leves e refrescantes para aproveitar ao máximo o verão.
 

PARFAIT DE FRUTAS
Oba Hortifruti/Divulgação

Ingredientes
2 copos de iogurte natural
1 banana
1 kiwi
4 morangos
4 colheres de sopa de castanhas trituradas

Modo de preparo
Pique as frutas e reserve. Monte os parfaits dispondo os ingredientes em camadas: iogurte, frutas, iogurte, castanhas, iogurte, frutas. 
 
Leve à geladeira por 30 minutos e sirva.

SALADA DE FOLHAS COM FRUTAS 
Oba Hortifruti/Divulgação

Ingredientes:
½ pé de alface-americana
½ pé de alface-crespa
4 figos cortados em quatro partes
2 peras cortadas em fatias finas
150 gramas de queijo branco cortado em cubos

Para o molho:
2 colheres de sopa de mostarda
4 colheres de sopa de iogurte natural
1 pitada de pimenta-do-reino
Sal e azeite a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes da salada e reserve.
Para fazer o molho, coloque em uma tigela todos os ingredientes e mexa bem.
Depois, use para temperar a salada.  
 

PICOLÉ DE MELANCIA E LIMÃO
Oba Hortifruti/Divulgação

Ingredientes:
4 xícaras de chá de melancia picada e sem sementes
Suco de 1 limão taiti
1/2 colher (chá) de gengibre ralado

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e coloque em forminhas de picolé. Leve ao freezer por uma hora e sirva.
 
Fonte: Receitas sugeridas pela nutricionista Renata Guirau.