SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Parques nacionais viram tema de livro infantil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/09/2012 17:06 / atualizado em 21/09/2012 17:11

A história de 12 dos principais parques nacionais brasileiros é contada na obra infantojuvenil Labirintos - Parques Nacionais, de autoria da bióloga brasiliense Nurit Bensusan. O livro-jogo, da editora Peirópolis, traz ilustrações assinadas pelo cartunista Eloar Guazzelli, com labirintos que estimulam uma viagem a paisagens com territórios aquáticos e terrestres. O livro chega às livrarias de todo o país a partir da próxima semana, com lançamento em 29 de setembro, às 17h, na livraria Fnac do ParkShopping, em Brasília.

Nurit Bensusan tem como objetivo estimular o interesse do público infantil para os temas ambientais, como forma de despertar a conscientização da preservação do meio ambiente. "Acho fundamental aumentar o conhecimento, principalmente, do público jovem, sobre as áreas protegidas. Muitas pessoas não têm o conhecimento de que paisagens emblemáticas, que constituem a identidade nacional, como o Corcovado e as Cataratas do Iguaçu, estão localizadas dentro de parques nacionais", explica.

Entre golfinhos, presídios, vulcões e bruxas voadoras

O livro-jogo aposta, em suas 64 páginas, em curiosidades sobre como os macacos roubam pães de queijo no Parque Nacional de Brasília; o presídio que deu origem ao arquipélago de Fernando de Noronha (PE) e seus golfinhos acrobatas; os vulcões que foram berço de Abrolhos (BA) e que hoje serve de moradia para mais de 60 bodes; e a história das bruxas que cavalgam à noite entre os cânions de até 900 metros de altura de Aparados da Serra (RS). A obra também levanta questões sobre o conflito da criação de áreas protegidas com populações locais.

Oficina de Jogos
A autora também promove neste domingo (23/9) às 16h30, no Café Corbucci, uma oficina de jogos que trazem desafios que estimulam o conhecimento dos seres vivos e a importância da preservação ambiental. O objetivo de Nurit Bensusan é despertar a conscientização ambiental entre os baixinhos. O café está localizado na Quadra 203 Norte, Bloco D, loja 53.

Os jogos Biobrazuca, Tsunami e Bioquê? trazem, em suas cartas coloridas e figuras de animais, curiosidades sobre os seres vivos e as principais ameaças da biodiversidade marinha e terrestre, como a poluição e a pesca predatória. Após lançar recentemente o livro infantil "Rio + 20, + 21, +22, +23", na abertura da conferência mundial, a também autora dos títulos "Quanto dura um rinoceronte?" e do novíssimo "Labirintos - Parques Nacionais", acredita que somente por meio do conhecimento é possível estimular a proteção do meio ambiente.

Anote:

Oficina de jogos da Biolúdica
Data: 23 de setembro (domingo)
Hora: 16h
Local: 203 norte, bloco D, loja 53 (Asa Norte)
Ingresso: entrada franca
Mais informações: www.bioludica.com.br


Lançamento do livro-jogo Labirintos – Parques Nacionais
Data: 29 de setembro (sábado)
Hora: 17h
Local: livraria Fnac do Parkshopping
Ingresso: entrada franca
Atrações: sessão de autógrafos e oficina de jogos de cartas sobre os seres vivos da Biolúdica, empresa lançada por Nurit Bensusan como iniciativa de popularizar a ciência (www.Bioludica.com.br)
Tags:

publicidade