SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Exposição A Terra vista do Céu, de Yann Arthus- Bertrand, chega a Brasília

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/10/2012 19:35

Obras do consagrado fotógrafo francês Yann Arthus- Bertrand poderão ser apreciadas gratuitamente em Brasília na exposição A Terra vista do Céu. A mostra poderá ser visitada a partir de quinta-feira (4/10) na Praça do Museu da República. As fotos já foram visitadas por mais de 120 milhões de pessoas em 110 países, incluindo o Brasil. Entre maio e junho deste ano, um milhão de pessoas viram a exposição no Rio de Janeiro, durante a Rio+20, evento que marcou as duas décadas de trabalho do fotógrafo, iniciado na Eco 92.

“Há 20 anos percebi que a Terra se transformava diante dos meus olhos e, então, dei vida ao projeto para sensibilizar os cidadãos e os dirigentes políticos sobre a questão do meio ambiente”, comenta o fotógrafo. A partir de , os brasilienses poderão ver imagens do planeta Terra sob uma nova perspectiva. Desde a década de 1990, o artista viaja pelos cinco continentes retratando do alto de um balão, de um helicóptero ou de um avião, paisagens inusitadas do planeta.

A exposição será montada a céu aberto na Praça do Museu da República. Cada painel terá aproximadamente três metros de altura, com objetivo de retratar a beleza da Terra e, ao mesmo tempo, a fragilidade do planeta diante da degradação. “As fotos de Yann Arthus-Bertrand são maneiras inteligentes de sensibilizar as pessoas quanto à necessidade de proteger nossas riquezas naturais”, afirma o presidente do Grupo Caixa Seguros (apoiador do evento), Thierry Claudon.

O fotógafo, que também é ecologista, estará presente na exibição das 130 fotografias. Ele fará imagens de dentro de um helicóptero em alguns pontos da capital. As fotografias serão incluídas no livro da exposição, que estará disponível para o público enquanto o evento estiver na cidade, dia 18 de novembro. No evento, um mapa mundi de 200 metros quadrados estará disposto no chão, possibilitando aos visitantes uma caminhada pelo mundo e pelos principais pontos de fragilidade do planeta.

Depois de Brasília, a exposição parte para São Paulo e Belo Horizonte. A mostra, produzida pela Bonfilm, também conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil, Secretaria de Cultura do DF, Museu Nacional e Biblioteca Nacional do DF.

O Artista
Yann Arthus-Bertrand é fotógrafo, jornalista e ambientalista francês. Ele é presidente da Fundação Good Planet, cuja missão é a luta contra as mudanças climáticas. Após 35 anos dedicados à arte de observar o planeta, Yann tem publicado mais de 60 livros com retratos feitos ao redor do mundo, sempre a bordo de helicópteros e balões. Também é autor do documentário Home, Nosso Planeta, Nossa Casa, exibido recentemente e está lançando o filme Planète Océan.

Tags:

publicidade