SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

MEMÓRIA

Livro conta história da UnB no início dos anos 1990

Obra retrata gestão de Antonio Ibañez na Reitoria e mostra a efervecência daquela época. Lançamento aconteceu nesta segunda-feira, 17

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 18/12/2012 13:56

Agência UnB

Antônio Ibañez, ex-reitor da Universidade de Brasília, e Clodomir Ferreira, professor do Departamento de Audiovisuais e Publicidade, da Faculdade de Comunicação (DAP/FAC), são os autores do livro Em tempos de pensamento inquieto: 1990/1993. A obra, de 134 páginas, retrata a história da UnB no período de gestão do professor Ibañez como reitor. O lançamento do livro e a noite de autógrafos aconteceram nesta segunda-feira, às 19h, na Cervejaria Devassa da 409 sul.

Antônio Ibañes é natural de Madri, na Espanha, e chegou ao Brasil em 1960. Graduou-se em Engenharia Mecânica na Universidade de São Paulo, em 1966; em 1972, concluiu o mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro; e o doutorado em Birmingham (Inglaterra), em 1977. Ingressou na UnB em 1977. 

Para o ex-reitor, o início dos anos 1990 foi um dos últimos períodos em que os professores tinham tempo de participar de discussões e debates próprios da Universidade. “Hoje, o sistema educacional de nível superior não permite que isso aconteça. Temos que questionar isso”, disse Antonio Ibañez. “São necessários tantos relatórios e também publicações, que está cadê vez mais difícil fomentar debates na universidade”, diz.

O professor Clodomir Ferreira - ou Clodo, como também é conhecido - é mestre em Comunicação, em 1992, e doutor em História, em 2008 - os dois pela UnB. Ele fez Publicidade e Jornalismo, na Universidade, em 1976. Pesquisador em áreas como Música e Cultura, Clodo é compositor e intérprete e tem parceria com artistas como Fagner e Dominguinhos. 

De acordo como professor, que foi assessor do reitor Ibañez, o livro é uma narrativa que revive acontecimentos especiais da trajetória de 50 anos da UnB. "Como a criação do estatuto, ainda vigente, e dos cursos noturnos; além da administração, por parte da UnB, do antigo hospital do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que se converteu no Hospital Universitário de Brasília", conta.

 

 

 

 

 

Tags:

publicidade