SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Visitantes podem conhecer o Congresso mesmo durante o recesso

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/01/2013 17:01 / atualizado em 08/01/2013 17:02

Agência Câmara

Mesmo durante o recesso parlamentar, que vai até o dia 1º de fevereiro, o Congresso Nacional estará aberto para receber pessoas interessadas em conhecer sua história e suas instalações. As visitas ao Congresso são organizadas pelas equipes de Relações Públicas da Câmara e do Senado e ocorrem diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados, de 9h30 às 17h.

Os grupos saem a cada meia hora acompanhados de guias. O passeio dura cerca de uma hora e trata da arquitetura do Congresso e do funcionamento do Poder Legislativo. Para participar, basta ir ao Salão Negro e aguardar o início da visita. A entrada é feita pela rampa voltada para a Esplanada dos Ministérios.

No ano passado, a Câmara recebeu 193 mil visitantes, cerca de 13 mil a mais do que no ano anterior. Entre os motivos para isso, na avaliação do chefe de atendimento ao público e visitação institucional, Frederico Almeida, estão duas grandes exposições instaladas na Casa em 2012. “Trouxemos pra Brasília, pela primeira vez, uma obra de grande importância, que foi o quadro A Primeira Missa no Brasil, de Vitor Meireles, e também 12 painéis de Cândido Portinari. Essas duas mostras trouxeram ao Congresso Nacional entre 20 e 30 mil pessoas”, avalia.

Além disso, a visitação ganhou um ingrediente inusitado no mês de maio: atores dramatizaram episódios da História do Brasil durante as visitações ao Congresso.

Avaliação
A visita à Câmara e ao Senado é elogiada pelos turistas. Para engenheiro Wilson Maciel Ramos é bastante instrutiva. “Toda vez que a gente vai a algum lugar aprende alguma coisa. E eu acho que nós aprendemos bastante aqui ”, avaliou após a visita. Turista do Rio de Janeiro, a professora de espanhol Cassia Lecce ficou impressionada com as dimensões do Palácio do Congresso Nacional. “Pela TV, você não tem ideia da grandiosidade, por mais que você aprecie a arquitetura, mas pessoalmente é tremendo.”

O servidor público do governo de Mato Grosso João Carlos Dalbem visitou pela primeira vez Brasília e o Congresso. Ele se surpreendeu com a visão dos bastidores da Câmara, que a maioria das pessoas não conhece. “Eu não esperava isso, o que nós tivemos aqui. Então foi muito, muito bom mesmo.”

E a turista carioca Lis Rejane de Azevedo afirmou que sua visão sobre o Legislativo federal mudou. “Mudou porque a gente vendo mais de perto onde os parlamentares trabalham, materializa o que está na cabeça. É muito legal, gostei muito.”

Informações pelo telefone no (61) 3303-4671. Nos finais de semana, o telefone para informações é o (61) 3216-1768.
Tags:

publicidade