SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Mostra homenageia o cineasta brasileiro que comemora 50 anos de carreira

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 16/01/2013 20:31 / atualizado em 16/01/2013 20:39

Uma mostra de filmes que exibe toda a obra de Cacá Diegues é motivo mais do que suficiente para trazer o diretor alagoano à capital federal. Ele receberá uma homenagem pelos 50 anos de carreira, completados em 2012. A celebração fica por conta do público brasiliense, que poderá conferir em “Cacá Diegues — Cineasta do Brasil” todos os 29 filmes já realizados por ele, além de curtas-metragens e um programa produzido para a televisão francesa que é inédito no país. A maratona começa em 29 de fevereiro no Museu Nacional dos Correios e a entrada é franca.

Cacá Diegues nasceu em Maceió, mas foi no Rio de Janeiro que descobriu a paixão pelo cinema. Ele é considerado um dos fundadores do Cinema Novo, movimento revolucionário da década de 1950 que chamou a atenção do mundo todo para a produção cinematográfica brasileira.

Em Brasília, o diretor vai participar de uma mesa-redonda que põe em perspectiva as inspirações e contextos históricos que o motivaram e transformaram o cinema brasileiro. Ao lado dele estarão o cineasta Wladimir Carvalho, o fotógrafo Fernando Duarte e os curadores da mostra, Silvia Oroz e Breno Gomes.

Durante a maratona, o espectador vai poder conferir filmes como “Joanna Francesa”, “Xica da Silva” e o premiado “Bye Bye Brazil”, considerado por muitos críticos um dos filmes mais importantes já feitos no país. A ideia é apresentar ao longo de uma semana a trajetória do cineasta e, ainda aprofundar o debate sobre a importância do legado de Cacá Diegues para a produção audiovisual brasileira.

Além disso, os mais interessados vão poder se aprofundar na obra do diretor durante o curso “O Brasil através de Cacá Diegues”. As atividades do curso duram dois dias e vão ser ministradas pela curadora Silvia Oroz. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir de 18 de janeiro (sexta-feira) no site oficial da mostra. As vagas são limitadas e os participantes receberão, ao final, um certificado.

A mostra vai até 3 de fevereiro. Os horários de exibição dos filmes estarão disponíveis no site da mostra.

Cacá Diegues — Cineasta do Brasil”
No Museu Nacional dos Correios

SCS, Quadra 4, Bloco A, Edifício Apolo, 256, Setor Comercial Sul, Brasília – DF

de 29 de janeiro a 03 de fevereiro de 2013

Classificação:14 anos

Ingressos: Entrada franca 

Lotação: 100 lugares

Telefone: (61) 3426-1000

Tags:

publicidade