SIGA O
Correio Braziliense

Exposição sobre 25 anos da Constituição abre atividades culturais do Senado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/01/2013 13:20 / atualizado em 30/01/2013 12:22

Agência Senado

Uma exposição em comemoração aos 25 anos da Constituição, promulgada em 5 de outubro de 1988, marcará a reabertura dos espaços culturais Senador Ivandro Cunha Lima e Galeria Senado em 2013. A inauguração da exposição será nesta quarta-feira (30) às 16h.

No espaço Ivandro Cunha Lima serão utilizados 16 painéis com textos e imagens de momentos marcantes da Assembleia Nacional Constituinte. Já na Galeria Senado estarão expostas as réplicas dos originais das oito constituições brasileiras, representando o documento que orienta toda a trajetória histórica e política do país.

Trabalho conjunto da Secretaria de Arquivo, Diretoria-Geral, Subsecretaria de Projetos Especiais e Serviço de Programação Visual do Senado, a exposição procura mostrar o valor histórico da Constituição e a importância do trabalho legislativo, especialmente para o desenvolvimento do país e sua organização política, social e econômico.

Diversidade

Em 2012 foram realizadas 14 exposições no espaço Ivandro Cunha Lima, sendo nove artísticas e cinco de caráter institucional. A Galeria Senado também recebeu 14 exposições. A última a ocupar o espaço foi uma homenagem aos "jovens senadores", estudantes de todo o país que participaram de um concurso de redação e passaram três dias no Senado exercendo um mandato simulado. A mostra incluiu redações, fotos e biografias dos 27 participantes do concurso.

No primeiro semestre de 2013 todas as exposições nos espaços culturais serão de caráter institucional. No entanto, oportunamente, artistas também podem expor seus trabalhos. A seleção é feita pela Comissão Especial Curadora de Artes Plásticas do Senado, por meio de análise do currículo do expositor, apresentação do trabalho, tema da exposição e fotos das obras. Os selecionados fazem a doação de uma tela para o acervo do Senado.

Edna Carvalho, diretora da Secretaria de Informações e Documentação do Senado, ressalta que a visitação aos espaços culturais - localizados no corredor de acesso ao Anexo I da Casa - é aberta a todos. Ela adianta que o objetivo é usar a tecnologia para levar o conteúdo das mostras a um público maior.

- Futuramente todas as exposições serão postadas na internet para aqueles que não podem vir até o Senado - diz.

Tags: