SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Sobrevivente do Holocausto conta sua história com estudantes em Brasília

Samuel Rozenberg é autor do livro de memórias Codinome Paul Allain

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/04/2013 18:16 / atualizado em 12/04/2013 15:02

Nesta sexta-feira (12/4), às 10h, o filho de judeus poloneses Samuel Rozenberg contará para estudantes do Distrito Federal como sobreviveu ao Holocausto. Nascido na Bélgica, Rozenberg viveu a infância em plena Segunda Guerra Mundial e sobreviveu, com outros 3 mil judeus, graças à ajuda de alguns heróicos cidadãos belgas que arriscaram a própria vida se opondo aos nazistas. Ainda criança, Samuel foi acolhido pelo casal Lea e Maurice Piérart, que o "adotaram" com o nome cristão "Paul Allain" e assim o salvaram da barbárie. Por consequência, o casal de belgas beneficiou também os milhares de pacientes cariocas posteriormente atendidos por Samuel Rozenberg como médico cardiologista.

A conversa com os estudantes - que vai ocorrer no Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, no Congresso Nacional - faz parte da programação da Exposição “Tão somente crianças: infâncias roubadas no Holocausto”. A mostra é exibida diariamente, das 9h às 17h, no Salão Negro do Congresso Nacional, até 28 de abril. Durante a visitação, os participantes poderão conferir 26 painéis com informações e histórias sobre o Holocausto, além de ter acesso a depoimentos em vídeo e a um acervo especial de peças que retratam a memórias das vítimas, como cartões postais enviados dos campos de concentração.

Outras duas palestras com sobreviventes do Holocausto serão realizadas no Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães em 19 e 26 de abril. As visitas são organizadas pela Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal, responsável pela visitação institucional.

publicidade