SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Literatura

Feira literária segue até domingo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/04/2013 19:00 / atualizado em 12/04/2013 11:27

Oswaldo Reis
Depois de quatro dias de palestras, lançamentos de obras, debates e oficinas sobre literatura e artes com a presença, principalmente, de estudantes, a programação da primeira Feira Literária do Distrito Federal (FLIDF) continua, neste fim de semana, com diversidade para atrair o público em geral. O evento, que começou na segunda-feira, acontece no estacionamento do Taguatinga Shopping e tem entrada gratuita. Até o encerramento, no domingo, os visitantes podem conhecer os 40 estandes e conversar com escritores.

Para as crianças, os destaques são a apresentação lúdica De A a ZIGG, a contação da história O abacateiro bagunceiro e o show de Bia Bedran (veja Programação). Bia é cantora, compositora e atriz, e reúne esses talentos há mais de 35 anos nos palcos, onde conta e canta narrativas infantis. Para os jovens e adultos, as opções vão de poesia e cinema a finanças. Roseana Murray é responsável pela palestra Estação Lunar, na qual pretende compartilhar sua experiência de poetisa infantojuvenil.

O escritor e jornalista Marcelo Carneiro da Cunha fala da relação entre cinema e literatura, hoje, às 10h. Ele é autor do roteiro do filme Batalha naval e dos livros que deram origem aos longas Insônia e Antes que o mundo acabe. Quem estiver precisando de dicas sobre gerenciar os gastos, poderá conferir as palestras Usar, gerar e ter dinheiro: quais as possibilidades? e a oficina Regulando as torneiras. No domingo, outros palestrantes abordam especificamente as finanças, a família e o lar.

Os pais devem aproveitar o debate com Lucília Garcez, Torne seu filho um leitor; e os educadores podem se beneficiar com A ética na educação, com o economista Gustavo Ioschpe. O show do Boi do Seu Teodoro, na noite de domingo, é uma atração à parte, recomendada para todas as idades. O horário de funcionamento dos estandes de livros é das 10h às 22h, hoje e amanhã, e das 14 às 20h, no último dia.

Organizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF), o evento deve atrair 30 mil pessoas nesses sete dias. A escolha do local, o centro de Taguatinga, se deu pelo grande contingente populacional e pelo fato de a região estar distante do centro de Brasília, onde geralmente ocorrem as feiras culturais. Segundo a curadora Iris Borges, os convidados para as palestras e lançamentos foram escolhidos de acordo com o gosto do público alvo, os estudantes.

Concurso de redação
As escolas desempenharam um papel importante no evento e são responsáveis por 13 dos 40 estandes. Fátima de Mello Franco, presidente do Sinepe-DF, destaca o envolvimento dos alunos. “Temos visitas frequentes de estudantes da rede pública e privada. Além disso, eles são protagonistas, fizeram apresentações de coral, teatro, poesia e dança, como balé, hip-hop e jazz. No sábado, haverá a premiação do nosso concurso de redação das escolas públicas, em que os 18 estudantes finalistas receberão um tablet e uma obra literária”, pontua.

Fátima acredita que os quatro primeiros dias de feira superaram as expectativas e espera um aumento do público no fim de semana. “Consideramos o evento um sucesso, sendo a primeira que promovemos e a primeira em Taguatinga. Culminou ontem (quarta-feira) com o show da Luiza Possi, muito prestigiado, cujo enredo remeteu a várias poesias e falou de amor na música, em prosa e verso. A tendência é o crescimento no número de visitas”, aposta. A representante elogia o acompanhamento, de perto, da homenageada Stella Maris, vencedora do prêmio Jabuti 2012. Para Fátima, uma pessoa humilde, capaz de incentivar outros escritores de Brasília.

Programação

Hoje

Arena Stella Maris
Das 10h às 11h30: teatro Um Amor de Encanto, com Clara Rosa
Das 14h30 às 15h30: Histórias para quase tocar com as mãos, com Celso Sisto
Das 16h às 17h: teatro Deu Rato na Biblioteca, com Raquel Gonçalves e Maria Célia Madureira
Das 19h30 às 21h: palestra Estação Lunar / conversa sobre poesia, com Roseana Murray

Auditório Vinicius de Moraes
Das 10h às 11h30: bate-papo com o escritor Marcelo Carneiro da Cunha — Cinema e literatura — duas experiências com adaptação
Das 14h30 às 16h: palestra Usar, gerar e ter dinheiro: quais as possibilidades? e a oficina Regulando as torneiras
Das 19h30 às 21h: palestra Mundo Virtual /Mundo Real, com Gil Giardelli
Palco
Das 21h às 22h: show do Grupo Pé-de-Cerrado

Amanhã

Arena Stella Maris
Das 10h às 11h30: apresentação lúdica De A a Zigg, com Ivan Zigg
Das 15h às 16h: bate-papo com o autor Eraldo Miranda, A leitura como chocolate
Das 18h às 20h: premiação do concurso de redação

Auditório Vinicius de Moraes
Das 10h às 11h30: Palestra Torne o seu filho um leitor, com Lucília Garcez
Das 14h30 às 15h30: Projetos Culturais T—Bone, com Luiz Amorim
Das 15h às 17h: caravana de escritores Narrando com imagens, ilustrando com palavras, com Leo Cunha, Iris Borges e Vera Lúcia Dias
Das 20h às 21h30: palestra A ética na educação, com Gustavo Ioschpe

Palco
— 16h30 às 17h30: recital solo Lua de tapioca, com Jessier Quirino

Domingo

Arena Stella Maris
Das 15h às 16h: contação de história O abacateiro bagunceiro, com Jonas Ribeiro

Auditório Vinicius de Moraes
Das 15h às 17h: palestra Família, afeto e finanças — como levar mais dinheiro e amor ao seu lar, com Angélica e Rogério Olegário

Palco
Das 17h30 às 19h: encerramento show Bia canta e conta, com Bia Bedran
Das 21h às 22h: show Boi do Seu Teodoro
Tags:

publicidade