SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Novo portal da biblioteca do Senado amplia acervo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/05/2013 16:14 / atualizado em 10/05/2013 19:03

Agência Senado

Uma navegação mais rápida e intuitiva e uma pesquisa mais eficiente são o que propõe o novo portal da Biblioteca Digital do Senado (www2.senado.gov.br/bdsf). Lançado ontem, o novo portal disponibiliza 226 mil publicações. Há livros e trabalhos acadêmicos sobre legislação, história e direito, além de notícias, revistas e as primeiras edições de obras raras, com a língua portuguesa da época.

Segundo o gerente da Biblioteca Digital, André Luiz Lopes de Alcântara, o novo portal tem mais filtros de pesquisa, além do título da obra e do autor. O usuário pode até inserir trechos das obras para encontrá-las.
"Antes apareciam muitos resultados e ficava difícil filtrar. Agora está mais fácil, com resultados mais precisos. Outras ferramentas contribuem para que a informação seja encontrada", explicou.

Alcântara acrescentou que a navegação está intuitiva, com menos cliques para ­encontrar e baixar a informação.

O lançamento de novas coleções aumenta o acervo de 222 mil documentos para 235 mil. A intenção, segundo Alcântara, é chegar a 3,5 milhões de documentos em cinco anos. Entre as coleções lançadas, está a da Revista Moderna, periódico raro, impresso em Paris, que circulou no Brasil e em Portugal entre 1897 e 1899.

A diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, ressaltou que a reformulação da Biblioteca Digital não trouxe nenhum gasto adicional à Casa.

"Especialistas da Biblioteca e do Prodasen utilizaram software livre, usado pelas melhores bibliotecas do mundo",afirmou.

A diretora da Biblioteca do Senado, Helena Celeste, agradeceu pela inclusão do novo portal entre as ações prioritárias da atual gestão.

"O presidente do Senado,  numa visão de futuro, incluiu esse lançamento no plano das ações dos cem dias. Ele também contribuiu para a Biblioteca Digital com ­documentos de sua autoria",disse.

Segundo o gerente da Biblioteca Digital do Senado, a cada ano são feitos mais de 1 milhão de downloads de conteúdos do portal e mais de 1,5 milhão de pesquisas, principalmente de usuários do Brasil, mas também de outros países. As obras do acervo estão em domínio público ou têm os direitos autorais cedidos pelos autores.
Tags:

publicidade