SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Maurício de Sousa vem a Brasília e fala sobre carreira e projetos

Em palestra a estudantes, cartunista apresenta personagens e revela planos sobre filmes em 3D e novos quadrinhos, como Chico Moço

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/06/2013 14:20 / atualizado em 21/06/2013 20:26

Bruno Peres/CB/D.A Press
O desenhista Maurício de Sousa esteve no Colégio Seriös, nesta sexta-feira (21/6), em bate papo com 387 alunos do infantil ao fundamental 2 da instituição. O objetivo da reunião era colocar os estudantes em contato com o autor das obras que vinham estudando há algum tempo. Nos últimos três meses, a escola trabalha com a principal obra do cartunista, a Turma da Mônica. Andrea Bchara, diretora do colégio, explica que o tema foi escolhido por conta do cinquentenário da dentuça e do melhor amigo Sansão, a pelúcia azul que faz sucesso entre crianças e jovens. “Achamos importante também trazer o autor até os estudantes. Dessa forma, ampliamos a bagagem cultural deles”, afirma Andrea a respeito da visita.

Enquanto conversava com o público, o artista produzia ao vivo alguns dos principais personagens da Turma da Mônica. Em seguida, convidou dois jovens para desenhar. Gabriela Medeiros, 8 anos, foi uma das escolhidas. Por fazer sucesso entre os colegas com um blog em que publica pinturas próprias, ela foi indicada para subir no palco com Maurício. “Fiz para ele o Mingau, mas eu gosto muito da Magali e da Marina”, disse a estudante. Messias Costa, 14 anos, desenhou Maurício vestido de técnico de futebol. “Ele compôs a minha infância e eu adorava ler os gibis”, contou.

No fim do evento, o cartunista respondeu algumas perguntas. Dúvidas singelas como a ausência de sapatos nos personagens, de onde surgiram os nomes e qual a inspiração para a criação de uma turma jovem foram respondidas com atenção. “Eu não tinha tempo para desenhar sapatos. A demanda era grande e eu trabalhava sozinho”, explicou. Sobre os nomes, disse que, em geral, vêm de familiares e conhecidos. “Já a sugestão da Turma da Mônica Jovem veio dos próprios fãs que, a medida que cresciam, pediam por personagens mais velhos”.

Bruno Peres/CB/D.A Press
Carreira e projetos

Na palestra, Maurício de Sousa revelou que Chico Bento também terá uma versão jovem. Segundo o autor, Chico Moço deverá ser lançado no próximo mês. Na história, Chico Bento terá 18 anos e ingressará na Faculdade de Agronomia para continuar a viver e trabalhar na Vila Abobrinha. Enquanto isso, Rosinha vai estudar veterinária. A ideia é trabalhar o tema ecológico. "Entramos em contato com a Embrapa e nossa equipe está acompanhando estudantes de agronomia em São Paulo", destacou. A pesquisa ocorre para que o gibi seja fidedigno à realidade de quem estuda e vive no campo.

Entre os projetos, ele reforçou a construção de um Centro Cultural em São Paulo e convidou o público para visitar o espaço daqui a três anos. Além dos estúdios de visita, o local abrigará escola não profissionalizante de desenho. O desenhista pensa em formar, no futuro, um núcleo para profissionais, para que novos talentos assimilem o estilo e a técnica de Maurício de Sousa e equipe.Sobre o longa metragem em 3D que anunciou há pouco tempo, ele disse que, além de Horácio, Chico Bento também terá a própria história. "O roteirista e diretor de animação Kelly Asbury, premiado por Shrek e outras animações, já está trabalhando nele. A previsão é de que o filme saia em três anos", adianta.

Tags:

publicidade